Matéria / Cidades

Picos prepara 3ª Conferência Municipal da Cidade com foco no desenvolvimento urbano

03/06/2025 | Redação
/ (Fotos: Assis Santos / Grande Picos)

 

Na manhã desta terça-feira (03), a sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Picos sediou um encontro da comissão organizadora da 3ª Conferência Municipal da Cidade.

A reunião teve como objetivo alinhar estratégias para a realização do evento, que faz parte do ciclo de debates convocado pelo Ministério das Cidades para a 6ª Conferência Nacional.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Alan Michel, destacou a importância da mobilização.

"Estamos reunidos para definir os primeiros passos da 3ª Conferência Municipal da Cidade, atendendo à convocatória do Ministério das Cidades. Nossa meta é estruturar um evento participativo, onde toda a sociedade picoense terá voz na construção da política nacional de desenvolvimento urbano", afirmou.

A comissão organizadora já definiu uma pré-data para a conferência, marcada para 27 de junho. A próxima etapa será ampliar a divulgação e mobilizar diversos setores da sociedade, incluindo universidades, empresários, órgãos institucionais e a gestão municipal, para garantir uma ampla participação.

 

Importância do evento e impacto no Plano Diretor

A representante da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários, Cláudia Mônica, reforçou que a conferência desempenha um papel fundamental na formulação de políticas para um desenvolvimento urbano mais inclusivo.

"O evento abordará caminhos para uma cidade democrática, sustentável e com justiça social. Vivemos em um município com desafios geológicos e estruturais, e precisamos debater soluções para garantir infraestrutura de qualidade", destacou.

Um dos pontos centrais do debate será a atualização do Plano Diretor do município, que, segundo Cláudia, está defasado e precisa ser adequado à nova realidade de Picos.

"O Plano Diretor foi elaborado em um contexto diferente, com uma população menor e demandas mais simples. Hoje, o crescimento urbano impõe desafios que precisam ser discutidos, incluindo a criação de bairros e conjuntos habitacionais sem infraestrutura adequada", explicou.

 

Participação popular e apoio do poder público

A secretária municipal de Planejamento, Leila Martins, ressaltou que a conferência representa um passo essencial para garantir que as propostas da população sejam incorporadas ao planejamento urbano da cidade.

"Queremos ouvir a sociedade e garantir que suas sugestões sejam consideradas na atualização do Plano Diretor. Para isso, realizaremos audiências públicas e debates abertos", afirmou.

Segundo a secretária, o prefeito Pablo Santos já autorizou suporte técnico e logístico para a realização do evento, reforçando seu compromisso com a escuta popular.

"Uma das diretrizes do plano de governo é fortalecer o diálogo entre poder público e comunidade. A intenção é construir um governo participativo, baseado na necessidade real dos cidadãos", pontuou.

Com prazo estabelecido pelo Ministério das Cidades, a comissão organizadora deve estar formada até 16 de junho, e a conferência precisa ser realizada até 30 de junho. As propostas levantadas na etapa municipal seguirão para a Conferência Estadual, garantindo que as demandas locais sejam levadas a nível nacional.

Por Daniela Menezes

Com informações do Grande Picos

Facebook