/ Foto: AgoraED
Em sessão da Câmara Municipal de Picos, realizada nesta quinta-feira (25), a vereadora Dalva Mocó (PSB) apresentou dois importantes requerimentos voltados à promoção da saúde e qualidade de vida da população, especialmente dos idosos e das mulheres picoenses.
No primeiro requerimento, a parlamentar solicitou ao Secretário Municipal de Assistência Social a inclusão de aulas de capoterapia no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), direcionadas às pessoas da terceira idade do bairro DNER.
Segundo Dalva Mocó, a capoterapia — atividade baseada na capoeira adaptada ao público idoso — é uma prática que oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental, especialmente na fase da terceira idade.
“A capoterapia promove autoestima, melhora a coordenação motora, fortalece a musculatura e ainda contribui para a redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão”, destacou a vereadora.
Já no segundo requerimento, Dalva Mocó pediu à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e à Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS) o envio da Carreta da Mamografia para o município durante a campanha do Outubro Rosa. O objetivo é ampliar o acesso ao exame de mamografia e fortalecer as ações de rastreamento precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização que visa alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, que é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
“Queremos lembrar que a prevenção é a melhor medida adotada por todas as mulheres, principalmente após os 40 anos. Com o exame é possível saber a real situação da saúde da mulher. Por isso, reforçamos o nosso pedido tanto à SESAPI quanto à SMS”, afirmou Dalva Mocó.
As propostas da vereadora evidenciam sua atuação voltada à promoção de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população picoense, com foco especial em saúde e bem-estar.