Matéria / Polícia

Vídeos mostram criminosos armados fazendo “patrulhas” em cidades do Piauí

14/01/2026 | Redação
/

 

Vídeos publicados em redes sociais por suspeitos de integrar uma organização criminosa mostram homens armados circulando pelas ruas de cidades no Sul do Piauí afirmando que estavam realizando “patrulhas” nas áreas urbanas. As gravações foram obtidas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que deflagrou uma operação na região nesta terça-feira (13).

Em uma das gravações, feita no município de Colônia do Gurguéia, dois suspeitos em uma motocicleta afirmam que a área estaria “controlada” e questionam a ausência de ladrões na região.

Em outro vídeo, um dos homens diz que o local estaria sob monitoramento constante e relata que aquela seria a terceira vez que passava pelo mesmo trecho, alegando que “estava tudo tranquilo”.

As imagens chamam atenção pela exibição explícita de armas de fogo e pela repetição de gestos e símbolos associados a uma facção criminosa. Segundo a Polícia Civil, o conteúdo era utilizado como ferramenta de intimidação, com o objetivo de reforçar o domínio do grupo e espalhar medo entre os moradores.

As investigações apontam que a organização exercia forte influência criminosa nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins e Colônia do Gurguéia, sendo suspeita de envolvimento em homicídios e outros crimes considerados de alta gravidade na região.

 

A Operação

Uma operação integrada das forças de segurança foi deflagrada na manhã desta terça-feira (13) nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins e Colônia do Gurguéia com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por atuação violenta na região.

Durante a ação, foram cumpridos 18 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior, pela Diretoria de Inteligência e pela Delegacia Seccional de Bom Jesus, com apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), da Companhia da Polícia Militar de Colônia do Gurguéia, do Batalhão da Polícia Militar de Canto do Buriti, além das Delegacias Seccionais de Canto do Buriti e de Uruçuí.

Com informações do Cidade Verde

Facebook