/ (Fotos: Leandro Cruz / Dugrazy Assessoria)
Geminiano celebrou seus 32 anos de emancipação política com uma programação marcada por civismo, alegria e forte participação da população.
Nesta segunda-feira, (26), as comemorações tiveram início logo nas primeiras horas da manhã com a tradicional Alvorada Festiva, um dos momentos mais aguardados da data comemorativa.
A Alvorada contou com a participação da fanfarra escolar municipal, que percorreu as principais ruas da cidade levando música, animação e emoção aos moradores.


O percurso foi acompanhado por autoridades municipais, entre elas o Prefeito: Jaillson Campos; o Vice-Prefeito: Galego de Paster; a Primeira-Dama e Secretária de Educação Auridete Araújo; secretários, vereadores e lideranças locais, reforçando a integração entre o poder público e a comunidade geminianense.


Hasteamento das Bandeiras de Geminiano, Piauí e Brasil
Em seguida, foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura Municipal, ato que simbolizou o respeito ao Brasil, ao Piauí e a Geminiano, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho pela história de Geminiano.
A cerimônia contou com a presença do comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) de Picos, Tenente-Coronel Aécio, fortalecendo os laços institucionais e o espírito cívico da celebração.
O prefeito Jaillson Campos conduziu o hasteamento da bandeira do município de Geminiano. Já a bandeira do Estado do Piauí foi hasteada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Vieira, enquanto a bandeira do Brasil ficou sob a responsabilidade do tenente-coronel Aécio da Silva.

Discurso das Autoridades
Durante a solenidade, o Prefeito Jaillson Campos destacou a importância da data e reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município.
“Hoje, 26 de janeiro, comemoramos oficialmente os 32 anos de Geminiano, uma cidade formada por um povo acolhedor, trabalhador, honesto e festivo. Tenho muito orgulho de representar esse povo como prefeito. É um momento de grande alegria. Geminiano está em festa, em união e em crescimento. Parabéns, Geminiano, que Deus continue nos conduzindo para fazer o melhor por essa cidade, que ela tem muito a avançar”, afirmou.
O Vice-Prefeito Galego de Paster também ressaltou os avanços conquistados pela atual gestão e reforçou o trabalho conjunto em prol da cidade.
“É um momento muito importante e gratificante para todos nós. Estamos há um ano e 26 dias à frente da gestão, trabalhando junto com o prefeito Jaillson Campos, e conseguimos avançar em áreas fundamentais, como a Saúde, que vem apresentando um desenvolvimento muito bom, e a Educação, onde enfrentamos grandes desafios estruturais, mas hoje todas as escolas estão climatizadas. Também avançamos na infraestrutura e no social. Tudo isso é fruto do trabalho em equipe, em parceria com os secretários, e temos muita confiança de que ainda há muito trabalho pela frente para continuar promovendo o desenvolvimento de Geminiano”, disse.
O Comandante do 3º BEC, Tenente-Coronel Aécio, elogiou a organização do evento e destacou o clima vivido durante as comemorações.
“É um momento de muito civismo, muita alegria e muita comemoração. Tudo muito bem organizado, com uma equipe comprometida e uma autoestima elevada nesses 32 anos de Geminiano”, afirmou.

Corte do Bolo
Encerrando a programação da manhã, foi realizado o tradicional corte do bolo comemorativo no Centro Comercial do município.
Ao som dos parabéns cantados em coro, a população participou ativamente do momento, simbolizando a união, a gratidão e o orgulho pela trajetória construída ao longo dos 32 anos de história.
A celebração reforçou o amor, o pertencimento e a esperança de dias ainda melhores para Geminiano, destacando a força do seu povo e o compromisso com um futuro de desenvolvimento e progresso.
Veja aqui todas as fotos: