Matéria / Cidades

Picos vai ganhar unidade da Casa da Mulher Brasileira com investimento de R$ 1 milhão

25/02/2026 | Redação
Casa da Mulher Brasileira em São Raimundo Nonato / (Foto: Ascom Seinfra)

 

O Governo do Estado está construindo mais uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no interior do Piauí.

O novo equipamento público está sendo erguido no município de Picos, com obras executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Piauí.

A unidade seguirá o modelo tipo IV e deverá ampliar a rede de proteção às mulheres na região.

 

Obra já ultrapassa 50% de execução

Com investimento aproximado de R$ 1 milhão, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Picos já está com mais de 50% das obras concluídas.

De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, já foram finalizadas:

- Instalações elétricas e hidráulicas

- Execução de paredes e vigas

- Aplicação de piso

- Instalação da cobertura

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2026.

Quando entrar em funcionamento, a unidade deverá atender mulheres de toda a região do Vale do Guaribas, reduzindo a necessidade de deslocamentos até Teresina.

 

Interiorização dos serviços

Segundo o secretário da Infraestrutura, Flávio Júnior, a construção representa mais um avanço na política de interiorização dos serviços públicos voltados à proteção das mulheres.

“É mais uma unidade com toda a qualidade que o espaço exige. Picos é uma das maiores cidades do Piauí e passará a contar com esse importante serviço para a população, especialmente para as mulheres. Entregamos a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira no interior, em São Raimundo Nonato, e agora avançamos com a construção dessa nova unidade em mais um município estratégico do nosso estado”, destacou o gestor.

A iniciativa amplia a rede estadual de atendimento especializado e fortalece a estrutura de enfrentamento à violência contra a mulher fora da capital.

 

Atendimento multidisciplinar e humanizado

A Casa da Mulher Brasileira tem como principal objetivo oferecer atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O espaço reúne, em um único local, diversos serviços especializados, como:

- Acolhimento inicial

- Apoio psicossocial

- Orientação jurídica

- Promoção da autonomia econômica

- Alojamento de passagem

A proposta é facilitar o acesso aos serviços, reduzir a revitimização e fortalecer o enfrentamento à violência, além de incentivar o empoderamento feminino e a autonomia econômica das mulheres da região.

Facebook