/
A população de Aroeiras do Itaim terá acesso a uma ampla ação de saúde ocular nesta sexta-feira, 20 de março, com a realização do 1º Mutirão de Oftalmologia.
O atendimento acontecerá das 8h às 15h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reunindo diversos serviços gratuitos voltados à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de visão.
Parceria amplia acesso à saúde dos olhos
O mutirão é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Aroeiras do Itaim e a Associação Novo Olhar de Teresina.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população a atendimentos oftalmológicos especializados, reduzindo a demanda reprimida por consultas e exames no município.
De acordo com o Vereador Zenin que é o organizador da realização do 1º Mutirão de Oftalmologia:
"A mobilização reforça o compromisso com a saúde da população, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades para conseguir atendimento especializado", disse.
Serviços serão ofertados gratuitamente
Durante o mutirão, os moradores terão acesso a uma série de serviços, todos de forma gratuita.
Entre os atendimentos disponíveis estão consultas oftalmológicas, exames e avaliações clínicas completas.
Serão realizados procedimentos como retinografia, fundoscopia, aferição da pressão ocular, teste do olhinho, além de retirada de corpo estranho e diagnósticos com encaminhamento para cirurgias, quando necessário. Também haverá doação de colírios para pacientes atendidos.
Expectativa é atender até 600 pessoas
A procura pelo mutirão tem sido grande.
Segundo Zenin, mais de 250 pessoas já estão inscritas para participar da ação, e a expectativa é que pelo menos 600 moradores sejam atendidos ao longo do dia.
O parlamentar destacou a importância da participação popular e reforçou o convite para que mais pessoas compareçam ao local:
“Queremos convidar toda a população de Aroeiras do Itaim para participar deste momento tão importante. Teremos diversos serviços gratuitos, incluindo consultas, exames, pressão ocular, testes e encaminhamentos para cirurgias. Já temos mais de 250 inscritos, mas nossa meta é atender no mínimo 600 pessoas”, afirmou.

Convite à população e autoridades
Além da comunidade em geral, o convite também foi estendido aos vereadores do município, para que participem da ação e ajudem a mobilizar ainda mais moradores.
A expectativa é que o mutirão represente um marco na área da saúde em Aroeiras do Itaim, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do cuidado com a visão.
