/ Fotos: Noticiaempauta
A Prefeitura de Aroeiras do Itaim, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Eco Resíduos, realizou na manhã desta terça-feira (23), uma capacitação voltada à correta separação, manejo e destinação dos resíduos hospitalares.
O encontro aconteceu na sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) e reuniu profissionais da saúde, secretários municipais e colaboradores da administração pública.
A ação teve como principal objetivo orientar os participantes sobre a importância do descarte adequado dos resíduos gerados nos serviços de saúde, fortalecendo a conscientização ambiental e contribuindo para a segurança sanitária da população.

Capacitação reforça práticas sustentáveis e seguras
Durante a programação, os participantes receberam informações técnicas sobre a classificação dos resíduos hospitalares, os procedimentos corretos de armazenamento, transporte e destinação final, além dos riscos ambientais e à saúde pública causados pelo descarte inadequado desses materiais.
A capacitação também destacou a importância do cumprimento das normas e legislações ambientais vigentes, garantindo que os resíduos sejam tratados de forma segura e responsável, reduzindo impactos ao meio ambiente e prevenindo possíveis contaminações.

Prefeito Marciano destaca compromisso com a saúde e o meio ambiente
Presente na atividade, o prefeito Marciano Macedo ressaltou que a gestão municipal tem investido em ações que promovam a sustentabilidade e a melhoria dos serviços públicos.
“Cuidar da saúde da nossa população passa, necessariamente, pelo cuidado com o meio ambiente. A destinação correta dos resíduos hospitalares é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. Estamos avançando com orientação, fiscalização e parcerias que garantam a destinação correta e mais segurança para todos”, afirmou o gestor.
Segundo o prefeito, iniciativas como essa contribuem para fortalecer a conscientização dos profissionais envolvidos e garantir que os procedimentos adotados estejam em conformidade com as exigências legais e ambientais.

Emoresa apresenta fluxo de tratamento dos resíduos
Durante a capacitação, representantes da empresa Eco Resíduos apresentaram dados sobre o volume de resíduos hospitalares produzidos diariamente na região e explicaram o fluxo logístico utilizado para o recolhimento, transporte e tratamento adequado desses materiais.
A empresa detalhou ainda as etapas necessárias para assegurar que os resíduos recebam a destinação correta, seguindo critérios técnicos e ambientais estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Gestão resposável e compromisso ambiental
A realização da capacitação reafirma o compromisso da Prefeitura de Aroeiras do Itaim com a promoção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental, à saúde coletiva e à gestão eficiente dos resíduos sólidos.
A iniciativa fortalece a integração entre os setores envolvidos e demonstra a preocupação da administração municipal em desenvolver ações educativas e preventivas que contribuam para a construção de um município mais sustentável, seguro e consciente em relação às questões ambientais.
