/ Foto: Secom
A Prefeitura de Picos oficializou, nesta sexta-feira (26), sua adesão ao programa "Trânsito Seguro, Vidas Protegidas", iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí que busca fortalecer políticas públicas voltadas à redução de acidentes, mortes e lesões graves no trânsito.
A assinatura da Carta de Intenção ocorreu na sede do Ministério Público e contou com a presença da Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra; do Prefeito de Picos, Pablo Santos; da Promotora de Justiça e Assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, Denise Aguiar; e do Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Luiz.
Também participaram do ato a assessora para Elaboração e Acompanhamento de Projetos do MPPI, Nayrah Machado, e o advogado do Município de Picos, Rafael Neiva.

Cidade de Picos reforça compromisso com a segurança no trânsito
Com o trânsito já municipalizado, Picos passa a integrar oficialmente o programa, assumindo o compromisso de desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes, educação para o trânsito, fiscalização e fortalecimento da gestão municipal da segurança viária.
Entre os compromissos assumidos pelo município estão o apoio às campanhas educativas, a implementação de medidas preventivas, a integração entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e a adoção de estratégias que contribuam para reduzir os índices de acidentes e preservar vidas.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre instituições públicas para construir um trânsito mais seguro por meio da atuação integrada e do fortalecimento das políticas públicas.
Ministério Público alerta para número elevado de mortes no trânsito
Durante a solenidade, a procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra, chamou a atenção para os elevados índices de acidentes registrados no estado e destacou que grande parte dessas mortes poderia ser evitada.
"Eu chamo a atenção da sociedade piauiense para o número alarmante de mortes. Somente em 2026, 495 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito. São mortes absolutamente evitáveis, muito mais do que as mortes violentas intencionais, e isso é uma responsabilidade de todos nós", afirmou.
Segundo ela, o programa busca fortalecer a cooperação entre os municípios e os órgãos de fiscalização para ampliar as ações preventivas e promover uma mudança na cultura do trânsito.
Prefeito Pablo Santos destaca importância da parceria
O prefeito de Picos, Pablo Santos, ressaltou que a adesão ao programa representa um passo importante para ampliar as ações de conscientização e prevenção no município e em toda a macrorregião.
"Estamos aqui no Ministério Público tratando de um ponto importante para nossa cidade, que é uma parceria voltada ao fortalecimento das ações de prevenção de acidentes de trânsito, para que famílias não sejam ceifadas na macrorregião de Picos", declarou.
O gestor destacou ainda que investir em educação, fiscalização e planejamento é essencial para reduzir o número de acidentes e oferecer mais segurança à população.

Governo do Piauí reforça atuação integrada
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Luiz, enfatizou que os acidentes de trânsito figuram entre as principais causas de mortes no Piauí e que a união entre os órgãos públicos será fundamental para mudar esse cenário.
"É importante salientar que uma das maiores causas de morte no Piauí são os acidentes de trânsito. Esse pacto tem o objetivo de promover capacitações e fortalecer a atuação integrada para que possamos reduzir o número de acidentes e de mortes em Picos e em toda a região", afirmou.
Programa busca preservar vidas
Com a adesão ao programa "Trânsito Seguro, Vidas Protegidas", Picos passa a integrar uma rede de municípios comprometidos com o fortalecimento da segurança viária.
A expectativa é que a parceria resulte na ampliação das ações educativas, no fortalecimento da fiscalização e na implementação de políticas públicas capazes de reduzir acidentes, preservar vidas e tornar o trânsito mais seguro para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.