Cresce o número de municípios castigados pela estiagem no Piauí. O Governo do Estado já decretou situação de emergência em 184 cidades que estão sofrendo com a seca.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, o período ainda não se definiu como situação crítica. “Temos alguns municípios no semiárido que começaram a ter pastagem para os animais. Nós também estamos esperançosos que tenhamos um bom inverno”, afirma.
Para evitar que a situação se agrave, o secretário garante que o estado está realizando diversas ações emergenciais. “Temos os projetos de piscicultura, que amenizam a ausência da atividade agrícola. Além, da distribuição de sementes, quites de irrigação e a operação carro pipa, que continua no sertão”, informou Rubens.
Rubens Martins, também orienta aos prefeitos que renovem seus decretos de situação de emergência, para que sejam beneficiados. “Se o município passa por uma situação difícil, é preciso que o gestor renove este decreto para que continue recebendo ajuda e os benefícios”, declara.
O prazo de validade para os decretos é de 180 dias, o que significa que várias cidades devem superar a marca de um ano com problemas por conta da estiagem. No Diário Oficial do Estado, estão inseridos na lista alguns dos maiores municípios do estado, que se encontram na mesma situação, como Floriano, Picos, Barras, Oeiras, Bom Jesus, Esperantina, Piripiri e São Raimundo Nonato.
Fonte: G1 Piauí