O Núcleo de Educação a Distância de Santana do Piauí está em fase de conclusão. Nesse momento a empresa responsável pela obra está fazendo os últimos acabamentos para que o prédio possa ser posto em funcionamento. Inicialmente a estrutura deveria servir como Polo da Universidade Aberta. No entanto, o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves (PMDB), informa que houve uma mudança nas esferas estaduais quanto ao funcionamento da estrutura.
Ao invés de uma Universidade Aberta o município passará a contar com um Núcleo de Educação à Distância. Na prática continuará servindo para capacitação de trabalhadores e estudantes santanenses.
Ricardo Gonçalves disse ter sido informado que o Secretário de Educação, Atila Lira (PSB) e o governador Wilson Martins (PSB) cederão o prédio para a administração da Prefeitura Municipal de Santana do Piauí.
“A Secretaria de Educação receberá esse prédio para utilizá-lo da melhor forma possível, inclusive já existe uma orientação da SEDUC para que utilizemos o prédio para o oferecimento de Ensino Técnico a Distância”, declarou.
Ricardo destacou que há a possibilidade de firmar parcerias com o Governo do Estado, através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
“Estamos pensando em aderir a esse projeto, e conseguindo, vamos oferecer cursos profissionalizantes, ou seja, o prédio funcionará como um núcleo de apoio aos estudantes que fazem curso superior em Picos, então, lá será um ponto de apoio a esses estudantes universitários e de Ensino Médio também”, explicou.
Quanto à inauguração desse prédio a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí aguarda a decisão do cerimonial do Governo do Estado. Até o dia 10 de fevereiro deverá ocorrer uma reunião quando será decidido sobre a data.
O núcleo de ensino técnico está localizado na Rua Eurípedes Borges, Centro de Santana do Piauí, entre a Escola Municipal Pascoal Borges Leal e o Posto de Saúde Isaac Borges. A obra foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação de Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí e Governo do Estado.
Ascom