A Secretaria Municipal de Educação de Sussuapara realizou na tarde desta sexta-feira (15), uma capacitação para merendeiras e zeladoras onde o objetivo era melhorar a manipulação dos alimentos que são servidos para os alunos na merenda escolar.
Para Karina que é nutricionista e foi dar a capacitação, é importante nesse início de ano letivo repassar algumas dicas importante para serem trabalhadas na hora de prepara a merenda escolar, desde do recebimento dessa merenda na escola, quanto a estocagem e manuseio, pois o ambiente tem que estar sempre limpo para que esses alimentos não sejam contaminados com micro-organismos que ficam expostos.
Segundo Karina, os gêneros alimentícios podem causar doenças as crianças através da contaminação dos alimentos e da água por microorganismos e substâncias químicas. Ela lembra ainda que os microorganismos são seres invisíveis a olho nu. Só podem ser vistos através do microscópio. Os microorganismos podem ser encontrados praticamente em todos os lugares, principalmente na terra, ar, chão, água, homem (cabelo, nariz, boca, garganta, mãos, roupa, sapato), alimentos crus, roedores, insetos e pássaros, superfície de utensílios e equipamentos, por isso, o ambiente e as pessoas que preparam essa alimentação tem que estar sempre limpas.
A nutricionista dar algumas dicas de como cuidar dessa alimentação: Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos e antes das refeições. Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, limpa e tratada. As verduras, frutas e legumes consumidos crus devem ser desinfetados com água e hipoclorito de sódio utilizando os seguintes produtos e técnica.
Para a Secretária de Educação de Sussuapara Elisete Rocha, essa capacitação mostra o cuidado que a secretaria estar tendo com os alunos e a alimentação que eles vão consumir. "A nossa responsabilidade é muito grande em cuidar de mais de 1200 alunos da rede municipal, então não podemos correr nenhum risco, queremos que nossas merendeiras e zeladores estejam cada vez mais preparadas já que serão elas que vão cuidar e servir a merenda escolar aos nossos alunos", disse.