A Polícia Civil através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) realiza no início desta tarde de sexta-feira (15/03) coletiva de imprensa sobre os detalhes da Operação Mandacaru que resultou na prisão de seis pessoas envolvidas na morte do ex-vereador da cidade de São Julião, Emídio Reis.
Preso pela morte do ex-vereador, que também foi candidato a prefeito no último pleito, o vice-prefeito de São Julião, Francimar Pereira, é acusado de ser o autor intelectual do crime.
Com a presença do delegado Geral de Polícia Civil do Piauí, James Guerra, e Menandro Pedro, chefe da GRECO, a coletiva acontece na sede da Delegacia Geral, no centro de Teresina.
Dos seis mandados de prisão expedidos pela juíza da comarca de Picos, Dr. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, cinco foram cumpridos. Os acusados chegaram em Teresina por volta de 11h e foram encaminhados para a sede da GRECO.
Em entrevista, o delegado James Guerra disse que a formação do grupo era composta pelo vice-prefeito, um assessor do prefeito, um armeiro, que é o encarregado de conseguir as armas e dois executores. Foi revelado que a pessoa que abordou Emídio Reis é conhecido dele, mas o nome não foi revelado para não prejudicar as investigações.
Foi confirmado ainda que existe uma organização criminosa que pratica a venda de mandatos na região de Picos e que os mesmos seriam os responsáveis pela morte de Emídio Reis.
Polícia prende vice-prefeito de São Julião acusado de mandar matar Emídio Reis
O delegado geral disse ainda que numa reunião realizada em novembro de 2012 foi acertada a morte do ex-vereador, testemunhas confirmaram a participação de várias pessoas e existem provas materiais, como um vídeo de um carro que seguia para todos os lugares. Um dos presos estava de posse de um revólver e um rifle e também por porte ilegal de armas.
Os dois executores não são da cidade de São Julião, mas de um município próximo da região.
Durante a vinda do comboio da GRECO que trazia os presos da operação um dos carros, um Corsa, capotou. No carro era trazido um dos presos.
AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES E FOTOS
Repórter: Apoliana Oliveira - Direto da Delegacia Geral
Publicado Por: Apoliana Oliveira / 180graus