A Polícia RodoviáriaFederal (PRF-PI) iniciará a Operação Semana Santa 2013 na próxima quinta-feira (28) com 40 agentes distribuídos por dia em nove postos em todo o Piauí. Ao todo, serão 160 policiais em atividade durante os quatro dias de trabalho, que segue até o domingo de Páscoa.
Na ação, serão utilizadas 40 viaturas operacionais, incluindo motocicletas, viaturas boiadeiros e ambulâncias, além de 15 etilômetros e um radar. A PRF alerta que o tráfego nas estradas, principalmente aquelas que dão acesso ao litoral piauiense, deverão sofrer uma demanda maior de veículos. Em nota, os inspetores informaram também que "como este é um feriado em que as pessoas procuram compartilhar a convivência recolhidas em locais que lhes permitam expressar sentimentos de religiosidade, espera-se, desta forma, grande circulação de veículos também pelarodovia BR 316, que dá acesso às cidades de Oeiras, Floriano e Bom Jesus, onde se realizam eventos religiosos na Semana Santa".
Os inspetores orientaram que nas BRs 343 e 316, os motoristas devem ter maiores cuidados com as curvas, principalmente, na Curva da Raposa, no município de Altos-PI; Volta da Jurema em Piracuruca-PI e Curva sobre o Rio Piranji em Buriti dos Lopes-PI, todas localizadas na BR 343. Pela BR 316, a atenção deve ser direcionada às curvas no município de Monsenhor Gil e em Barro Duro.
A PRF orienta que condutores obedeçam às leis de trânsito e a sinalização no decorrer das vias, já que muitos acidentes ocorrem devido ao desrespeito à legislação, como ultrapassagem proibida de veículos, atropelamento de pessoas em área urbana porque os condutores não reduzem a velocidade, além das diversas imprudências dos motociclistas. Segundo relatório da instituição, no mesmo período do ano passado foram contabilizados 35 acidentes, 26 feridos e dois mortos.
Restrição de tráfego
A PRF restringiu a circulação de caminhões com comprimento acima de 18,60m durante a operação Semana Santa. A restrição ocorrerá nos dias 28 (quinta-feira), das 16h às 24h, dia 29 (sexta-feira), das 06h às 12h, e 31 (domingo), das 16h às 24h.
Fonte: Jornal O Dia