Com o objetivo de discutir propostas e apresentar soluções para os problemas vivenciados pela instituição de ensino, os candidatos ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Piauí-Uespi Campus de Picos, participaram de um debate na noite da última segunda-feira, 25 de março.
Imagem: José Maria Barros/GP1Temas do debate eram escolhidos por sorteio
O debate teve início às 19h e terminou por volta das 20h30, quando os membros da chapa 2 abandonaram a discussão alegando que os oponentes estavam tentando reidicularizá-los, ao invés de apresentarem propostas. A acusação foi contestada pelos representantes da chapa 1, que acusaram os concorrentes de darem às costas aos estudantes.
Imagem: José Maria Barros/GP1Estudantes acompanham o debate
Mediado pelo advogado criminalista Alexssandro Libério, ex-presidente do DCE da Uespi de Picos, o debate foi realizado no auditório do Campus do Junco. Estudantes dos vários cursos da instituição marcaram presença, assim como alunos da Universidade Federal do Piauí e de outras entidades de ensino.
Durante quase duas horas de debate os representantes das duas chapas discorreram sobre vários temas, dentro os quais a campanha SOS Uespi, emissão de carteira estudantil e da necessidade de conclusão da reforma do prédio da instituição, paralisada desde 2009. Por conta desse descaso os alunos estão assistindo aulas em quatro locais diferentes.
ChapasA eleição para o DCE 9 de Novembro ocorrerá no próximo dia 3 de abril e serão colocadas urnas na unidade escolar Marcos Parente, Unidade Escolar Vidal de Freitas e no Campus Professor Barros Araújo, no bairro Junco.
A chapa 1 intitulada de “Um por todos e todos pela Uespi”, tem como líder o estudante Lucas Lopes. Já a chapa 2 é liderada pelo acadêmico Roniel Gomes e adota como slogan; “Juntos o DCE pode mais”. O voto é direto e todos os alunos matriculados na instituição podem participar da escolha. Com informações do GP1