O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) decidiu em assembleia aderir à Greve Nacional da Educação, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de abril em todo o país. Nesse período serão realizadas diversas atividades, encerrando com uma manifestação na praça Félix Pacheco.
Segundo a presidente do Sindserm, Edna Moura, durante a mobilização vários temas estarão em debate. Valorização dos profissionais da educação, cobrança do Piso Nacional de 2013, que na concepção da Central Nacional dos Trabalhadores deveria ser de R$ 2.327,81 e não R$ 1.567,00, PIB de 10%, dentre outros.
Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente do Sindserm Edna Moura
Em nível de Picos o sindicato deve cobrar a realização de concurso público para a educação, contratação de servidores por meio de seleção, eleição direta para diretores de escolas.
“Falaremos também das leis aprovadas no passado garantindo direitos aos trabalhadores, mas que até o momento não foram implantadas” – acrescenta a presidente do Sindserm, Edna Moura.
Programação
Imagem: DivulgaçãoParalisação deve atingir todo o país
Em Picos a programação da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública será aberta às 8h da manhã de 23 de abril, em frente ao Sindserm. Na oportunidade, os servidores poderão apresentar a
realsituação das escolas em suas comunidades e apontar soluções para algum problema que esteja ocorrendo. À tarde farão uma avaliação da mobilização e um mutirão de filiação.
Na quarta-feira, 24, no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos, palestra com o tema: “Valorização dos profissionais da educação no município de Picos”. Em seguida, mesa redonda com a participação de representantes do Sindserm, Câmara de Vereadores, Administração Municipal.
Às 14h os participantes farão uma análise da conjuntura política sindical no município de Picos e no dia 25, a partir das 8h, concentração na praça Félix Pacheco, onde em seguida ocorrerá uma manifestação dos trabalhadores em educação.
“Será uma oportunidade para que a sociedade tome conhecimento da real situação do setor educacional não somente em Picos, mas em todo o Brasil A tarde, haverá uma assembleia em frente a sede do sindicato, onde serão feitas algumas deliberações e encaminhamentos sobre a agenda da entidade para este ano – Adianta Edna Moura.