Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza quarta sessão

13/04/2013 |
/

 

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feita (12) a sua 4ª Sessão Ordinária onde contou a presença de oito dos noves vereadores que compõem o legislativo santanense e a sessão foi presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB.


Antes da abertura da sessão o presidente Chico Borges entregou a todos os vereadores a identidade funcional do legislativo, que ambos passarão a usar a partir de hoje como documento oficial perante as leis do país, pois esse documento é uma identidade mostrando que o mesmo exerce o cargo de vereador e deve ser tratado como autoridade, com respeito e zelo.


Durante a sessão alguns vereadores fizeram o uso da palavra, o primeiro a falara foi o vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PSD, que voltou ao tema da distribuição das cisternas feitas pelo governo do estado para agricultores do município de Santana do Piauí, pois segundo o parlamentar até hoje não recebeu do Conselho Municipal de Agricultura a informação se todas as pessoas que estavam inscritas para receber se foram contempladas.


De acordo com o vereador a comunicação entre o legislativo principalmente com os vereadores da oposição com o poder executivo municipal, não anda bem, pois até agora algumas respostas não foram dadas apesar das cobranças feitas. O vereador disse também que o regimento da câmara municipal estar ultrapassado e precisa ser revisto, já que é preciso acompanha a modernidade dos dias de hoje.


O segundo a usar a tribuna foi o vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, que durante seu pronunciamento disse não ter ficado magoado com nenhum dos parlamentares em não ter aprovado o seu requerimento da sessão passado onde pedia a mudança nos dias das sessões da câmara, mais que certamente depois os vereadores vão cobrar as ausência dos faltosos, e que o pior é ficar justificando presenças para a população santanense.


O vereador disse também que recebeu um comunicado do representante da Agespisa de Picos dizendo que vai ser marcado um dia, aonde uma pessoa irá até o município participar de uma audiência pública para explicar o problema da falta d água naquela cidade.


O terceiro vereador a falar foi Francisco João de Brito do PSB que defendeu seu requerimento dizendo que é necessário a ampliação do cemitério do Povoado Brejinho, pois hoje quando morre uma pessoa na localidade e próxima que precisa ser enterrada lá, as covas estão sendo cavadas praticamente em cima de outras já existentes.


Sobre o requerimento pedindo a alteração nos dias das sessões o vereador disse que o povo elegeu cada representante para trabalhar por ele, e não pode ficar mudança dias de sessões por causa de um ou outro vereador que não pode estar presente. "Eu posso até entender a necessidade de cada parlamentar, mais o povo que o elegeu vai cobrar sua presença mais cedo ou mais tarde independentemente de mudar ou não o dia das sessões na câmara", frisou ele.


Logo em seguida a vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal usou a tribuna e disse que o presidente da casa vereador Chico Borges estar de parabéns pela organização e o trabalho que vem desempenhando ao longo desses três primeiros meses frente ao legislativo santanese.


A parlamentar disse ainda que espera que todos os colegas possam exercer seus mandatos trabalhando muito pelo povo, e que não olhem para o lado pessoal e político não porque agora todos representam cada santanense, e é preciso que todos estejam unidos para poder cobrar mais do executivo para que ele possa desenvolver muito mais a cidade.


Para finalizar o vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB defendeu o seu requerimento onde pede ao executivo a ampliação do calçamento da Rua Francisco Xavier, pois segundo ele, como o bairro estar crescendo o poder pública precisa estar próximo também através de obras.

Em outro requerimento o parlamentar pediu ao prefeito Ricardo Gonçalves a ampliação da iluminação pública da localidade Engano dos Poréns, pois segundo ele a localidade é grande e a iluminação existente lá é insuficiente para atender a população.


O parlamentar lamentou também a perda recentemente de parentes que faleceram durante a semana o que termina lhe causando muita dor, mais espera que Deus lhe dê muita força para superar a dor que estar sentindo.


Após os discursos, o presidente colocou em votação o Projeto de Lei do executivo Municipal e mais os requerimentos que foram aprovados. Quanto ao projeto que precisava de uma segunda votação, o presidente Chico Borges logo após encerrar a sessão convocou uma sessão extraordinária para levar em votação o projeto que tramitava e precisava ser votado em caráter de urgência, os vereadores aprovaram em definitivo por unanimidade, depois o presidente deu por encerrado a sessão.

Vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges)



Facebook