A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (03) uma Audiência Pública com representantes da Agespisa de Picos para tratar sobre o abastecimento de água da cidade e a qualidade do produto que está chegando às torneiras dos consumidores, já que a empresa a partir de 01 de janeiro de 2013 assinou com a prefeitura municipal o termo de concessão de exploração e administração do sistema de abastecimento da zona urbana do município.
O autor do requerimento para a realização da audiência foi o vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, que mobilizou todos os demais vereadores para apoiarem sua causa, pois segundo o mesmo o problema porque vem passando a população santanense é muito desagradável, já que em alguns pontos da cidade a água que chega é por pouco tempo e de péssima qualidade.
A audiência pública foi presidida pelo vereador presidente da câmara Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, o autor do requerimento vereador Francisco José de Carvalho (PSD), os vereadores Francisco Pedro (PR), Massuel (PT), João Chico (PSB), Honorato, Antônio Joaquim, as vereadoras Francinauva e Ieda, além do secretário municipal de administração do município Gilmar que foi representando o prefeito Ricardo Gonçalves do PMDB, por parte da Agespisa participaram o Gerente Regional Sérgio Alves da Silva, o Superintendente - Sul Gesiel de Sousa Cruz, o Coordenador Comercial Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho e a Engenheira Civil Maria Isis santos Bezerra.
Durante a audiência várias pessoas puderam fazer perguntas aos representantes da Agespisa que responderam os questionamentos feitos por todos. O ponto de maior discussão foi o valor da taxa de água que segundo alguns consumidores estar sendo cobrado a mais do que as pessoas que tem hidrômetro em suas residências, a falta de água durante o dia na parte mais alta da cidade, e a qualidade da água que segundo eles na parte mais alta água é um pouco salobra.
Gesiel Sousa - Agespisa |
Para Gesiel Sousa a audiência realizada na câmara municipal foi muito positiva, pois a empresa teve a oportunidade de discutir com seus consumidores e clientes os problemas enfrentados por eles mais com a garantia de que a Agespisa não dará prejuízo nenhum a seus consumidores, e que vai procurar fazer os investimentos que já estão programados o mais rápido possível.
O superintendente disse ainda que a participação popular na audiência é uma forma democrática de se resolver os problemas, e que Santana do Piauí é uma cidade onde a empresa vai atuar com muita responsabilidade e procurar prestar o melhor serviço possível e aquilo que for encontrado errado será corrigido tão logo seja informada. "Como nós recebemos o sistema agora já esse ano é natural que surjam alguns problemas de início, mais já estamos procurando resolver o mais rápido possível", disse ele.
Vereador Francisquinho |
Para o vereador Francisquinho a audiência levou algumas coisas positivas, pois ficou satisfeito com o resultado final já que a população teve a oportunidade de discutir com os representantes da Agespisa os problemas que os mesmos vêm enfrentando ao longo desse período, e disse que espera que a empresa honre com os compromissos assumidos com a população, pois da forma que estar é que não pode ficar.
"Quero agradecer principalmente a população santanense que compareceu hoje aqui na câmara municipal para essa audiência pública e também aos representantes da Agespisa que vieram até a nossa cidade ouvir o clamor da população, é dessa forma que iremos atuar em nosso mandato lutando em favor de nosso povo", disse.
Vereador Chico Borges |
Para o presidente da câmara vereador Chico Borges, a audiência levou para o povo uma nova esperança, pois quem esteve presente teve a oportunidade de perguntar e tirar suas dúvidas e ouvir dos representantes da empresa o compromisso que irão procurar resolver os problemas o mais rápido possível.
"O nosso papel como representante do povo é justamente esse promover os debates que visem discutir o interesse da população, hoje foi demonstrado isso aqui na câmara, só não torou sua dúvidas quem realmente não quis, mais a oportunidade foi data a todos de maneira igual e acredito que o resultado será bastante positivo", frisou ele.
Vereador Francisco Pedro |
De acordo com o vereador Francisco Pedro é dessa forma que a população deve se comportar ir ao poder legislativo e cobrar seus direitos, para ele, a audiência realizada na câmara foi positiva, pois esse era um problema que muita gente discutia mais que não chegava a lugar nenhum, e agora as pessoas tem a oportunidade de ver seus direitos sendo respeitado.
"Eu acho que esse problema do abastecimento da água em nossa cidade será resolvido, pois ouvimos o compromisso dos representantes e esperamos que cumpram, apesar de compreender que isso não vai acontecer logo amanhã, mais o importante já foi feito e isso já é um passo enorme na busca de uma solução", comentou.