Matéria / Cidades

Câmara de Santana do Piauí realiza 5ª Sessão

04/05/2013 |
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (03) a sua 5ª Sessão Ordinária sobre a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB. A sessão que ocorreu no plenário da câmara começou às 19: H30min, em função de antes de o horário ter ocorrido uma audiência pública para tratar sobre o abastecimento de água da zona urbana do município que hoje é administrado pela Agespisa em concessão concedida pela Prefeitura de Santana do Piauí a partir de 01 de janeiro de 2013.


Na sessão foi apresentado um projeto de lei do executivo municipal sobre a Lei de diretrizes Orçamentária (LDO), e mais dois requerimentos sendo um do vereador Chico Borges e outro do vereador Francisco Pedro de Sousa do PR.


O primeiro a fazer uso da palavra na tribuna foi o presidente que defendeu seu requerimento onde solicita ao Prefeito Municipal Ricardo Gonçalves (PMDB) a  reforma ampliação e iluminação do cemitério da Lagoa dos Marcelinos. No mesmo requerimento o vereador pede ainda a iluminação do cemitério da Lagoa Seca.


Chico Borges aproveitou também a oportunidade para agradecer a população que compareceu na audiência pública e puderam participar das discussões e esclarecimento por parte dos gestores da Agespisa e disse que o prefeito Ricardo Gonçalves tem sido sensível a esse problema e que também apóia o esforço dos vereadores para solucionar o problema. O vereador aproveitou também para parabenizar os santanenses pela festa de aniversário do município e principalmente ao prefeito Ricardo Gonçalves que deu total apoio ao evento.


A segunda a falar foi à vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal que em seu pronunciamento parabenizou ao vereador Francisquinho pela iniciativa da audiência pública e disse que o povo santanense merece ser tratado de maneira mais respeitosa, assim como acredita que a Agespisa irá cumprir integralmente com o contrato assumido com a prefeitura municipal.


A vereadora pediu também a população santanense que contribua com Agespisa economizado mais água para quem em outros bairros da cidade não venha a faltar o valioso produto que é o bem mais precioso para toda humanidade.


Nauva disse ainda que estava muito feliz em poder ter participado da festa de aniversário do município juntamente com a população, pois a data celebra justamente a independência da cidade e registra também sua maioridade.


O terceiro a usar a tribuna da câmara foi o vereador Francisco Pedro de Sousa do PR, que defendeu seu requerimento onde solicita a Mesa Diretora da Câmara Municipal que após ser ouvido o plenário, seja enviado ao Prefeito Municipal um ofício solicitando do mesmo, a relação do quadro de pessoal efetivo, comissionados e prestadores de serviços avulsos que prestam serviços a o município.


Ainda em seu pronunciamento o edil disse que continua fiscalizando a distribuição das cisternas que chegaram ao município destinada aos agricultores mais necessitados, e que já esteve em Teresina na CODEVAF e falou com Márcio Leite responsável pelo programa no Piauí que lhe informou que foi destinada para Santana do Piauí 33 cisternas.


O parlamentar falou também que seu papel na câmara é de fiscalizador do povo, pois foi para isso que o mesmo foi eleito e que vai continuar cobrando daquilo que achar que estar errado e ajudando naquilo que achar que estar certo.


Já o quarto parlamentar a falar foi o vereador Massuel do PT, que criticou a postura de seu colega de câmara o vereador João Chico do PSB que não votou no requerimento apresentado pelo seu colega vereador Francisquinho onde pedia a mudança da data das sessões ordinárias na câmara.


Massuel disse também que o seu papel estava sendo cumprido como parlamentar e espera que os demais também cumpram, e que os vereadores comecem a olhar mais para as necessidades da população do que para si próprio.


O quinto e último a falara foi o vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB, que em seu pronunciamento anunciou um convênio da prefeitura municipal onde deverão ser construídas 40 casas na zona rural e 50 casas na zona urbana, sendo que todas elas serão pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.


O edil aproveitou a oportunidade para parabenizar a população de Santana do Piauí pelos 21 anos de emancipação política, assim como a administração do Prefeito Ricardo Gonçalves do PMDB, que segundo ele estar fazendo um excelente trabalho frente a município com todos seus auxiliares.


Antônio Joaquim falou ainda que havia participado de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação do município sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) do Ministério da Educação.

Facebook