Os servidores públicos municipais de Geminiano iniciaram hoje uma paralisação de dois dias. Funcionários de serviços gerais, limpeza e educação denunciam salários atrasados e cobram pagamento de 13º salário ainda de 2013.
Segundo relato dos manifestantes, o atraso no pagamento do 13º é ocorre com apenas uma parte do efetivo. Quem aniversariou até o mês de maio de 2012, recebeu as parcelas em dia. Os demais aguardam sem resposta por parte da nova gestão, liderada pelo prefeito Jânio Jader de Sousa Borges (PSD).
A insatisfação, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Geminiano – SINSPUME, Juscelino Faustino, é ainda maior pela falta de abertura da administração do município em negociar o problema. A paralisação de advertência, diz ele, pode se transformar em uma greve.
“Cobramos o 13º de funcionários que ainda não receberam, além do pagamento dos salários atrasados. Tem funcionários que não receberam nem o mês de março e ainda faltam receber o mês de abril. Se não forem feitos estes pagamentos, tem possibilidade de uma greve”, afirma.
Os servidores também querem o pagamento de gratificações e adicionais que, ainda de acordo com Juscelino Faustino, não estão sendo repassados. Há também a denúncia de que profissionais do município estariam sofrendo assédio moral. “Foi dito a alguns funcionários que há uma ordem de mudança no quadro de funcionários por parte da secretaria de Educação. Temos isso como uma ameaça”, ressalta a professora Rosineide da Silva.
“Nós do sindicato esperamos que eles tenham, pelo menos, a boa vontade de nos procurar. Até o momento só recebemos patadas”, lamentou o presidente do SINSPUME.
Outro lado
A secretária de Administração de Geminiano, Maria do Carmo Moura, foi procurada, mas preferiu não gravar entrevista. Ela afirmou apenas que se pronunciará oficialmente sobre o ato dos servidores na sexta-feira (10), mais até hoje ela ainda não teria falado.
Â
Fonte: Riachaonet
Â