O Grupo Adimó realizará seminário sobre a influência da língua Yorubá no cotidiano do povo Brasileiro.ÂÂÂ O evento acontece na próxima segunda-feira (13), das 14 ás 18 horas no auditório da UFPI.
O grupo Cultural Adimó realizará na próxima segunda-feira (13), um seminário que marca o encerramento da programação da VI Semana Municipal de Combate ao Racismo. O seminário tem como tema: “Educação - A influência da língua Yorubá no cotidiano do povo Brasileiro”. Será feito um debate sobre a influência da língua Yorubá, uma língua de origem Sul-africana, no idioma e no “dialeto informal” do povo brasileiro.
O evento faz parte da programação da VI Semana Municipal de Combate ao Racismo, que é comemorada anualmente de 06 a 13 de maio, e será realizado das 14 ás 18 horas no auditório da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos.
Durante o seminário o ativista cultural do movimento negro, Mano Chagas, será o mediador do debate que terá como palestrantes, o professor mestre Paulo Mafra e Pai Mariano Frazão, que vem de São Luís do Maranhão. Ele vodunsú ohunsúdahou do Tambor de Mina do Maranhão, educador, técnico em radiologia e acadêmico do curso de ciências religiosa do IESMA-MA.
O evento contará com a participação de alunos da UESPI, RSá, UFPI e IFPI. Até agora já foram feitas mais 120 inscrições. Os estudantes participantes receberam diplomas equivalentes há 20 hora/aula. O seminário é direcionado para todos os públicos, os interessados ainda poderão fazer a inscrição no local do evento com 20 minutos de antecedência. O valor da inscrição custa apenas R$ 5,00 (Cinco Reais).
Por Raír Júnior