Matéria / Geral

Anúncio de área livre da aftosa é aguardado para as próximas semanas

14/05/2013 | Edivan Araújo
/

Após um intenso trabalho de combate à febre aftosa, através da realização de campanhas regulares de vacinação do rebanho piauiense, o Governo do Estado aguarda o anúncio da certificação de área livre da aftosa com vacinação ainda nas próximas semanas. Com a mudança de status, o Piauí passará a ser um dos maiores produtores de gado do país, tendo mais facilidade de transporte para comercializar a carne local com os demais estados da federação.
Segundo José Antônio, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o órgão aguarda até o fim deste mês um posicionamento por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que marcará o dia da entrega do certificado. "Estamos aguardando ansiosamente pelo comunicado, pois a certificação de área livre é fruto de um trabalho intenso de conscientização da Adapi junto aos produtores de todo o Piauí", ressalta.

Durante a divulgação da 18º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no início deste ano, o governador Wilson Martins anunciou a marca de 97% do rebanho vacinado. A sorologia foi realizada por uma equipe de técnicos do MAPA, que confirmou a inexistência da doença no Piauí. O teste atingiu uma amostra de mais de sete mil animais em 167 municípios.

“A certificação de área livre é um resultado que chega a cada casa no Piauí, pois as pessoas vão consumir um produto de melhor qualidade. Além de facilitar o transporte da carne para outras partes do país, cuidar da febre aftosa significa enriquecer o Piauí, melhorando a vida do nosso povo. Por isso, é preciso enaltecer o trabalho da Adapi e de todos os técnicos que lutaram para alcançar um dia esse resultado”, argumenta Wilson Martins.

O início da próxima campanha de combate à febre aftosa está prevista para o começo de julho. As campanhas acontecem, geralmente, a cada seis meses. A Adapi também vem trabalhando com a possibilidade de uma nova campanha de vacinação no início do próximo ano.

Fonte: Portal Az

Facebook