Os vereadores de São Julião votarão na próxima sexta-feira (17/05), durante sessão na câmara municipal, o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pedindo a cassação do prefeito Zé Neci.
Segundo informações do vice-presidente da câmara de São Julião, Francilândio Silva Carvalho (PP), a CPI tem como objetivo investigar suposto envolvimento do prefeito Zé Neci, na morte do ex-vereador Emídio Reis bem como em casos de improbidade administrativa.
Ainda de acordo com o vereador o pedido da CPI partiu da própria população que acredita no envolvimento do prefeito. “Já está sendo realizado um abaixo assinado com mais de mil assinaturas pedindo a cassação do prefeito, estamos também juntando documentos e a população acredita na participação de Zé Neci nos dois casos”, concluiu o vereador.
Francimar Pereira e o prefeito Zé Neci. Os dois teriam combinado a troca de cargos
ENTENDA O CASO
Em 31 de janeiro, o ex-vereador Emídio Reis foi assassinado após ser torturado por três pistoleiros que o conduziram a um matagal, num município da Região de Picos. O político tinha em mãos uma documentação que seria usada como prova para denunciar que o prefeito e o vice de São Julião haviam combinado a troca de cargos após dois anos de mandato. Zé Neci deixaria a prefeitura para Francimar Pereira assumir.
Emídio (à esquerda), disputou a prefeitura de São Julião com Zé Neci (à direita) nas eleições de 2012
O vice-prefeito acabou sendo preso em uma operação coordenada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado junto com mais quatro pessoas, acusados de envolvimento com a morte de Emídio.
Após as prisões, o próprio prefeito Zé Neci, em entrevistas na TV, confirmou que o cargo da prefeitura havia sido negociado, o que apesar de não configurar crime eleitoral, não foi visto com bons olhos pelos eleitores da cidade, que agora se manifestam pela CPI.
Em entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, Zé Neci confirmou que havia a combinação
Â
Fonte: 180graus