Uma informação falsa levou uma multidão na noite deste sábado para a Caixa Econômica Federal situada no bairro Bomba em Picos, pois segundo algumas pessoas que se dirigiram até lá, ambos foram informados que a caixa iria fazer o pagamento do Programa Bolsa família, o que terminou causando o desconforto para todos eles que se dirigiram em busca de tirar o dinheiro.
O fato aconteceu nas primeiras horas da noite deste sábado quando de repente centenas de pessoas beneficiada pelo programa começavam a se aglomerar em torno da caixa, o que foi preciso inclusive à presença da Polícia Militar para dar segurança ao local.
A confusão foi tão grande que várias pessoas que passavam pelo local naquela hora paravam para ver o que tinha acontecido, até a manhã deste sábado nenhum representante da Caixa Econômica havia se pronunciado sobre o assunto.
A impressão que se deu foi naquela hora era que poderia ter havido um assalto ou até mesmo coisa pior, pois somente depois de confirmado por algumas pessoas que tentaram fazer o saque e o beneficio não estava liberado, pois que as pessoas se acalmaram e foram embora.
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS" por meio de nota oficial divulgada na noite deste sábado (18), o governo federal desmentiu boatos sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família, programa social de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país - veja abaixo a íntegra da nota.
Informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumultos em estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba, Maranhão e Piauí. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o rebecimento de valores só seria feito até este sábado.
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa", diz a nota.
Em Picos
Na cidade de Picos o Gerente de Atendimento da Agência da Caixa Econômica Federal Centro, Marcone Barros entrou em contato com a redação do AgoraED e disse que a informação foi a nível nacional, mas que não era verdadeira, pois nem o próprio ministério sabe como surgiu esse comentário.
O gerente disse ainda que já hoje (19) pela manhã conversou pessoalmente com a Superintendente da Caixa no Piauí, e que a mesma negou veementemente a suspensão do beneficio do Programa Bolsa Família.
“Os beneficiários não precisam se preocuparem, não foi suspenso nada, tudo estar funcionando normalmente e todas as pessoas que estão cadastradas no programa irão receber seus benefícios nas suas datas normalmente”, disse Macone.
"MDS desmente suspensão do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o ÂÂÂÂÂ maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."
ÂÂÂ