Mais um fato estarrecedor foi denunciado por policiais civis da cidade de Picos, pois de acordo com informações de representantes do sindicato, durante o período de 09 de abril de 2013 a 16 de maio do corrente ano, ou seja, num espaço de 35 dias foram registrados entre a Central de Flagrantes e a Delegacia Regional cerca de 450 boletins de ocorrência, um índice alarmante para uma cidade do tamanho de Picos.
Os representantes também informaram que dentre as ocorrências registradas a grande maioria deles são de furto, roubo e estelionato e o que é pior, que talvez pouco mais de 20 desses 452 boletins tenham sido instaurados inquérito policial para se apurar os fatos, o restante termina ficando apenas um amontoado de papel.
Ainda de acordo com essa mesma fonte da polícia civil, o maior problema é porque em Picos só existem três delegados para presidirem as ocorrências das 19 cidades da região que estão vinculadas a Delegacia Regional da Polícia civil de Picos.
“Para as pessoas que registram suas ocorrências se não vierem atrás para falar com os delegados para abrir um inquérito para se apurar os fatos, a vítima vai ficar apenas com um papel na mão sem nenhum valor. É terrível, mas é a pura realidade”, disseram.