Em outubro de 1938, véspera de Halloween, os norte-americanos encerravam seu dia de trabalho ouvindo rádio, coisa comum na época. Entretanto, uma representação de "Guerra dos Mundos", feita por Orson Welles, deixou o país em pânico. No fim da adaptação da obra homônima de Herbert George Wells, muitos acreditavam que o país estivesse sob ataque de alieníginas. O pânico estava instaurado. Alguns cidadãos até cometeram suicídio. Tal transmissão entrou para história e pode ser ouvida aqui. Hoje, 21 de maio de 2013, algo semelhante, mas em menor escala, aconteceu no Brasil.
Ricardo Boechat, âncora da Bandnews FM, abriu seu tradicional comentário matinal na emissora comentando sobre uma possível invasão alienígena, algo que seria confirmado "nas próximas horas" pela Nasa.
Após cerca de dois minutos noticiando a "invasão", Boechat revelou seu verdadeiro objetivo. O jornalista utilizou o gancho do rebuliço ocorrido em 1938 para comentar sobre os recentes acontecimentos causados pelo boato do fim do Bolsa Família e como os boatos podem afetar a vida das pessoas.
Explicada a brincadeira, o estrago (bem menor que o de 1938, convenhamos) já estava feito. E-mails foram enviados à redação do programa, por pessoas assustadas com a notícia. Nas redes sociais, internautas relataram como se sentiram.
"Bom dia pra quem passou aperto com a abertura do Programa do Ricardo Boechat”, disse Enilton Figueiredo no Instagram.
"Não gostei da brincadeira do Boechat de manhã com a invasão de Marte, até agora me sentindo mal", tuitou Denise Gouvea numa mensagem direcionada à Bandnews.
"7h40 e o Boechat trollando os ouvintes com história de barras metálicas ou naves vindo de Marte para a Terra", comentou Marília Navickait?, também no Twitter.
Já o internauta Wander Maia, comentou que Boeachat "foi mega criativo" ao iniciar o noticiário na Rádio BandNews FM fazendo uma abertura no estilo "Guerra do Mundos", de Orson Welles. "Ele fez isso para mostrar o quanto nos somos levados a acreditar em certas esterias coletivas, como aconteceu com o pessoal do Nordeste, no Bolsa de Família", disse.
Fonte: AdNews