Matéria / Polícia

Cinco mulheres foram assassinadas no Piauí em abril, mostra pesquisa do Sinpolpi

25/05/2013 | Edivan Araújo
/

Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais de Carreira do Piauí (Sinpolpi).


A violência contra a mulher no Piauí continua em um grau alarmante. No mês passado cinco representantes do sexo feminino foram assassinada no Estado com os mais diferentes instrumentos. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais de Carreira do Piauí (Sinpolpi).

Pelos dados da pesquisa, que é realizada com base nas informações divulgadas pela imprensa do Estado, em média, a cada seis dias uma mulher foi assassinada no território piauiense.

Segundo a pesquisa, os cinco crimes aconteceram em cidades do interior do Piauí. Pelo perfil das vítimas, observa-se que três tinham mais de 40 anos, a mais velha estava 87 anos e a mais nova, 22 anos; três eram donas de casa e duas aposentadas.

A pesquisa também mostra que três dos crimes tiveram como motivação a briga entre parceiros motivados por ciúmes ou pelo fim de um relacionamento, os chamados casos passionais. Nos outros dois casos as mulheres foram vítimas de assaltos ou tentativas.

Em três dos casos as vítimas foram mortas com armas brancas; duas foram mortas por espancamentos e a última foi assassinada por arma de fogo (entre os crimes houve um praticado com mais de um instrumento).

Segundo o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, coordenador da pesquisa mensal, apesar dos crimes passionais ainda serem maioria no Piauí, muitas mulheres já estão assassinadas por vários outros motivos. Isto é reflexo a evolução feminina que está deixando de ser apenas uma dona de casa e abraçando outras profissões, como comerciantes e caixas de correspondentes bancários, fato este que aumenta os riscos de serem vítimas da violência.

Fonte: Sinpolpi

Facebook