Pela previsão feita pela comissão de fiscalização prazo estipulado para conclusão do novo Campus da Uespi em Picos não será cumprido.
POR JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1
A comissão de fiscalização formada por professores e alunos da Uespi visitou no último dia 17 de maio a obra de construção do novo Campus e, constatou que até aquele momento apenas 20% do serviço havia sido executado. Uma nova vistoria está agendada para 19 de junho.
Comissão vistoria obra e constata atraso.
Esta foi a terceira vistoria realizada pela comissão de fiscalização ao canteiro de obras do novo Campus da Uespi em Picos, que está sendo construído na BR-316, nas proximidades do povoado Fátima do Piauí. Em todas as visitas foi constatado que o serviço anda a passos lentos e dificilmente será concluído dentro do prazo previsto.
Imagem: José Maria Barros/GP1
Campus está sendo construído numa área de dez hectares.
Campus está sendo construído numa área de dez hectares.
A construção do novo Campus e da quadra polisportiva da Uespi em Picos foi iniciada no dia 8 de janeiro de 2013, com previsão de execução de 210 dias. 125 dias após o início do serviço a comissão de fiscalização constatou que apenas 20% da obra havia sido executada.
A obra está sendo construída pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e serão investidos recursos da ordem 3 milhões e 417 mil reais. A empresa responsável pelo serviço é a Construtora SE Engenharia Ltda.
Relatório
Em relatório elaborado após a última vistoria, a comissão de fiscalização destacou que o engenheiro Naggay Alves informou sobre a necessidade de solicitar aditivos junto a Seinfra. Isso para garantir a construção do estacionamento, ampliação de parte do muro e da iluminação.
Integravam a comissão de fiscalização na última visita ao canteiro de obras os professores Evandro Alberto, Edna Moura, Maria Valdiva e Gina Silva, secretário municipal da Educação e vice-prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o diretor do Campus, Francisco Reinaldo.
O engenheiro Naggay Alves garantiu que o prazo de entrega da obra está mantido, ou seja, em outubro deste ano o serviço estará concluído conforme reza o contrato.
Imagem: José Maria Barros/GP1
Engenheiro garante cumprimento do prazo.
O promotor de justiça e professor da instituição, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, disse que é importante o trabalho de fiscalização feito pela comissão. “É fundamental esse acompanhamento, pois, somente assim pode-se evitar os atrasos e problemas para a comunidade”, enfatiza.
Diretor do Campus diz que construção está dentro do cronograma.
O diretor do Campus, professor Francisco Reinaldo, declarou que a obra está andando dentro do cronograma, por isso sua perspectiva em relação à manutenção do prazo inicial é a melhor possível. “Temos que ser realistas, mas também otimistas”, pontuou.
Imagem: José Maria Barros/GP1