Para o Ministério Público, a Polícia Civil de Picos não tem trabalho de investigação ou, pelo menos, o serviço realizado não é o apropriado para a realidade do município. Foi o que afirmou o promotor, titular da 6º Promotoria de Justiça, Maurício Gomes de Sousa, responsável pelo controle externo da atividade policial.
Segundo o membro do Ministério Público, em Picos não existe nenhum delgado lotado em uma Delegacia de Polícia. Os quatro delegados existentes na cidade são lotados na Central de Flagrantes. “Os agentes nos procuraram e falaram das péssimas condições de trabalho e também chamaram atenção para este fato, que em Picos não existe nenhum delegado lotado em uma delegacia, todos estão lotados na Central de Flagrantes. E a escala normal é de 24 horas contínuas por 72 horas folga, essa é a escala de lei. Isso quer dizer que não existe investigação pela Polícia Civil no município de Picos”, afirmou.
O promotor ainda afirmou que as ocorrências que são lavradas na Central de Flagrantes deveriam ser encaminhadas para uma delegacia, só que ao serem destinadas não existe outro delegado disponível para tratar da questão. “Nenhum inquérito esta sendo feito porque não existe nenhum delegado lotado em uma delegacia em Picos. Nem na delegacia da mulher, nem no primeiro, segundo e terceiro DPs. Pelo menos essa é a informação que temos, estamos apurando. Esperamos que isso não seja verdade, mas pelo que a gente tem notado é possível que seja verdade”, disse Maurício Gomes.
O promotor falou ainda que este fato é preocupante. “Deixar as delegacias sem delgados, as investigações postas sem condução, é um fato muito preocupante”, disse.
De acordo com Maurício Gomes, o Ministério Público vai apurar o fato para tomar as medidas cabíveis. Talvez essa situação explique a morosidade em elucidar alguns crimes ocorridos recentemente, como a morte do cantor Edimar Bringeo, que ainda continua sem nenhum avanço nas investigações, e o caso do assassinato do açougueiro Pedro Sabino, que até o momento só foi identificado apenas um dos elementos envolvidos no crime, e mesmo este não foi encontrado.
Alex Gomes (Direto de Picos)
Fonte: Com informações do Dia a Dia Picos