A Comunidade rural de Morro da Acauã, localizada a 15 km da cidade de Alagoinha do Piauí, ganhou na quarta-feira (05/06) uma Extensão Básica de Saúde. A estrutura vai oferecer um melhor atendimento médico com mais conforto e qualidade aos pacientes das comunidades de Morro da Acauã, Bargado, Cabeça, Gameleira e João Ferreira.
O Posto Médico recebeu o nome de “Antonio Vicente Rodrigues”, homenagem a um dos fundadores da comunidade Morro da Acauã. O prédio conta com sala de enfermagem, ambulatório, copa e dois banheiros (um deles para deficientes físicos). Â A estrutura dispõe de móveis, aparelhos médicos e kits de primeiro-socorro.
A cerimônia de inauguração realizada no final da tarde de quarta-feira contou com a presença do prefeito municipal, o médico Pedro Otacílio (PSB); da secretária de Saúde e primeira-dama Hortalina Bezerra; do vice-prefeito Jorismar Rocha; vereadores; gestores municipais e moradores da comunidade.
Em seu discurso, o médico Doutor Pedro, falou da importância de investir em uma saúde pública de qualidade. O gestor lembrou que com o esforço da Secretaria de Educação para acabar com as turmas multiseriadas no município foi obrigado a fazer o remanejamento de alunos e alguns colégios ficaram ociosos. “Agora estamos dando uma finalidade a estas escolas com a adequação para se tornarem postos de saúde.” Frisou.
A secretária de Saúde e primeira-dama, Hortalina Bezerra, em seu pronunciamento, reforçou a disposição de trabalhar no sentido oferecer um atendimento humanizado a população alagoinhense com mais unidades básicas e profissionais qualificados e comprometidos com a saúde. “Em breve vamos inaugurar as extensões básicas das comunidades Umburaninha, Barra do Olha D’água e Rancho Nenéia e entregaremos também os postos de Serra Azul, São Velha e da sede da cidade, que estão passando por reforma, ampliação e recebendo novos equipamentos.” Destacou a Secretária.
A enfermeira da PSF (Programa Saúde da Família), Mirtes Peixoto, lembrou das dificuldades que as equipes passavam na região antes da construção da Extensão Básica de Saúde. “Para fazer uma campanha de vacinação era utilizado o colégio que não oferecia a estrutura para receber o público e nem os técnicos em saúde. Passávamos pelas mais diversas dificuldades e agora esta realidade mudou. Temos um local especifico para desenvolver as ações de saúde.” Destacou.
Fonte: Jonas Rocha