A Secretária Municipal de Saúde, Ana Eulálio, esteve na manha desta sexta-feira (07) na escola municipal Maria Gil, antigo CAIC, localizado no bairro Parque de Exposição, para dar as boas vindas, aos mais de 160 alunos, divididos em seis turmas que estão participando do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS), promovido pela Escola Técnica do SUS – ETSUS.
O curso tem a duração de 9 meses, com aulas nas sextas e sábados, nos turno manha e tarde. Na oportunidade, Dr. Ana Eulálio desejou boas-vindas aos alunos e destacou as responsabilidades de cada um para com o aprendizado. A secretária ressaltou ainda que o interesse e a motivação se façam presentes ao longo do curso, e que em outras oportunidades estará retornando a escola para ouvir os alunos e acompanhar de perto todo processo.
“Eu não poderia deixar de vir aqui dar as boas vindas a todos vocês, não tive a oportunidade de participar da abertura do curso, mais tinha que vir aqui hoje para dizer, primeiro é uma satisfação ter vocês aqui, segundo para agradecer a adesão de todos ao curso, para nós é muito emblemático ver essa sala cheia, ver os agentes comunitários participando desse processo, porque a leitura que agente faz disso é fundamentalmente do compromisso, da responsabilidade, da motivação e do interesse que vocês demonstrem com relação ao trabalho de vocês, nos desejamos que esse mesmo sentimento que animou e trouxe vocês para cá hoje ele persista ao longo do curso”, ressaltou Ana Eulálio.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, um curso como esse ele representa além da oportunidade de todos os ACS adquirirem conhecimentos novos, aprendam coisas diferentes.
“Representa uma oportunidade impar de vocês se auto avaliarem, como fazem como poderiam fazer, o que poderiam melhorar e o que poderiam aperfeiçoar e isso é sempre um ganho, principalmente em um momento como esse que agente esta vivendo, a sociedade hoje evoluiu para um estágio em que as relações e os processos, eles são construídos de maneira coletiva, onde a capacidade que agente tem que ver e a sensibilidade, a abertura que nos precisamos ter para escutar o outro, para aprender a partir da experiência do outro, é algo que é fundamental para que o resultado se aproxime daquilo que nós desejamos e daquilo que nós queremos”, afirmou Ana Eulálio.
O objetivo do curso é profissionalizar e certificar os Agentes Comunitários de Saúde - ACS de modo a qualificar sua atuação profissional, para uma melhor atuação junto à população, De acordo com a coordenadora local, Liana Andrade, o Ministério sempre nesses cursos da Escola Técnicos ele pactua
com o município que vai se deslocar para o município o sede, o município tem que disponibilizar transporte e ajuda de custo, que é no caso alimentação, para aquele profissional, aluno da escola, que vai se deslocar para assistir aula.
Fonte: Ascom