A Educação do Piauí vem seguindo por um caminho de desenvolvimento em vários aspectos. De Norte a Sul do Estado, milhares de jovens e crianças vivenciam diariamente uma nova realidade. Desde a implantação do programa Palavra de Criança, em 2012, o município de Lagoinha, localizado na microrregião do Médio Parnaíba, vem apresentando bons resultados nas avaliações educacionais. Lagoinha irá receber o certificado da União das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo bom trabalho na alfabetização de crianças.
“Depois do programa, nós notamos o empenho dos professores e alunos. As aulas são diferenciadas e as crianças sentem prazer em ir para a sala de aula e produzir textos. O Palavra de Criança trouxe uma nova realidade para as nossas escolas”, destaca Josenira Figueiredo, coordenadora do programa no município.
Além de Lagoinha, outras 20 cidades conquistaram a certificação. A divulgação foi feita durante o terceiro seminário do programa, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire (Ieaf). De acordo com Rui Aguiar, gestor de programas do Unicef, o Piauí vem mostrando bom desempenho. Ele afirmou que a dedicação e empenho das escolas podem melhorar ainda mais os resultados.
“A situação do Estado é boa. Estamos vendo que existe a preocupação por parte da Secretaria e isso ajuda muito no trabalho de alfabetização. Os municípios recebem o suporte necessário e assim podem realizar os trabalhos com mais foco e visão voltada para resultados. Hoje, 21 municípios conquistaram a certificação e a expectativa é que no próximo ano o número seja maior”, disse.
Atualmente, o programa está inserido em 212 municípios piauienses. Este ano, o programa será executado em parceria com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Com isso, os coordenadores municipais passarão a receber cada vez mais orientação e qualificação sobre as técnicas e metodologias adequadas para o melhor desenvolvimento dos trabalhos para seguir a meta de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.
O município de Santana do Piauí também está na lista dos que receberão o certificado do Unicef. Para o coordenador, Arnaldo Rocha, a sensação é de dever cumprido e de motivação para continuar os trabalhos. “Estou muito feliz. Este é o resultado de um trabalho em equipe, onde os professores merecem ser parabenizados, pois eles vêm fazendo a diferença na sala de aula. Nós temos uma parceria muito forte entre escola e família e com certeza essa é a receita para melhorar o ensino”, ressalta.
A superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro, representou o secretário Átila Lira durante a divulgação dos resultados. Ela destacou a importância do programa para a Educação do Estado. “O Piauí já estava adiantado na política de alfabetização, pois implantamos o Palavra de Criança antes do Governo Federal criar o Pnaic. Esse programa é importantíssimo para os nossos alunos, por promover a união de toda a comunidade escolar no sentido de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Isso é responsável pelo bom desempenho do aluno nas outras fases de aprendizado. Nós iremos expandir cada vez mais essa política para garantir uma educação com mais qualidade para os nossos estudantes”, frisou.
Uma caravana do Governo do Estado e membros do Unicef irá se organizar para fazer a certificação em todas as cidades contempladas. Alunos e professores receberão os certificados e será reafirmado o compromisso de melhorar cada vez mais os índices educacionais.
Lista de municípios que serão certificados:
Água Branca
Aroazes
Bela Vista do Piauí
Buriti dos Montes
Cabeceiras do Piauí
Castelo do Piauí
Guadalupe
Inhuma
Ipiranga
Lagoa do Piauí
Lagoinha do Piauí
Manoel Emídio
Nossa Senhora de Nazaré
Padre Marcos
Picos
Pio IX
Santa Rosa do Piauí
Santana do Piauí
São João da Canabrava
São João do Arraial
Fonte: Ccom