Matéria / Cidades

Picos segue caminho dos grandes centros comerciais

01/07/2013 | Edivan Araújo
/

Por Luciano Barbosa

Após vários anos seguidos sem receber nenhum investimento relevante – a não ser alguns poucos no setor imobiliário – a cidade de Picos finalmente entra no seleto grupo de cidades do interior que são alvos de investimentos de grande porte.

A construção de um shopping localizado na entrada da cidade (imediações da Avenida Severo Eulálio) coloca Picos no patamar de várias outras cidades do Brasil, municípios que passam a ser alvo direto de investimentos na casa das centenas de milhões. Inicialmente o novo shopping, já chamado de Piaui Shopping, vai ocupar uma área de cinco hectares, mas que poderá rapidamente ser ampliado, pois a área contínua de terras em redor é de 75 hectares.

Durante muito tempo, shopping Center era sinônimo de capital ou de região metropolitana das grandes cidades. Segundo especialistas, criou-se uma “aura” de modernidade e sofisticação nos shoppings, o que era completamente fora do perfil da grande maioria das cidades consideradas “do interior”. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), o cenário mudou. De todos os shoppings previstos para serem inaugurados no Brasil mais de setenta por cento são em cidades do interior.

Segundo a entidade, municípios e estados devem estar atentos para saber aproveitar a oportunidade de atrair esses investimentos. Por todo o Brasil prefeituras e estados se esmeram em reavaliar suas leis vigentes e por ofertar incentivos fiscais vários para investimentos que aportem em suas respectivas regiões. Desse pacote sempre fazem parte reduções ou isenções totais de IPTU, ISS, ITBI, taxas de licença e alvará e outros.

No caso de Picos é de se esperar que o poder público faça o máximo possível para facilitar a viabilização de investimentos que promovam o crescimento econômico, inclusive com a ampliação de linhas de transporte coletivo, no caso de um shopping. Uma lei municipal, a de número 2.281 de 2008, já versa sobre incentivos para a viabilização de empreendimentos de grande porte em Picos. O novo empreendimento será ainda acompanhado por outra grande obra já em fase de licitação pelo Governo do Estado: a construção de um viaduto sobre a BR-316, nas imediações da área do novo shopping. Uma obra que facilitará o trânsito das milhares de pessoas que farão uso do acesso ao empreendimento.

Facebook