Após estudantes de cursos da área de saúde, da UFPI (Universidade Federal do Piauí), pedirem em protesto a abertura da PEP (Policlínica Especializada de Picos), foi a vez da direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, se manifestar sobre o tema. Â Para a diretora da instituição, a Professora Doutora, Maria Alveni Barros Vieira, a abertura da Policlínica é indispensável para a vinda de melhorias na área de saúde que beneficiem toda Macrorregião. Na avaliação da mesma, a PEP também é fundamental para implantação do curso de medicina em Picos.
“Eu não nego que minhas intenções na abertura da Policlínica e do Hospital. Nós temos uma promessa de vagas para o Curso de Medicina na cidade de Picos, preferencialmente na Universidade Federal do Piauí. E o que nos impede um pouco são os leitos de hospital. Vindo mais leitos já podemos fazer a solicitação da vinda do MEC para que a gente encaminhe o projeto para o Curso de Medicina para a Macrorregião”, argumentou a Diretora da UFPI de Picos.
A Professora Doutora, Maria Alveni Barros, ressaltou ainda que a Policlínica poderá ser campo de estágio para alunos de cursos da área de saúde das universidades Federal e UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Ela também entende que a Policlínica facilitará a formação dos profissionais de saúde da Região, em nível de eficiência e de eficácia, haja vista que a ONG Pró-Brasil, idealizadora da PEP, tem uma parceria que permitirá o intercâmbio com profissionais médicos do Hospital de Traumas de Berlim, na Alemanha.
“A Policlínica será um marco divisório na história das atividades de saúde desenvolvida na cidade de Picos. Só não enxergar isso quem não quer. É um bem para a população. E ainda quero ressalvar: não é um benefício para a cidade. Ela é um benefício para a Macrorregião. Daí o porquê da escolha do lugar dela. Não é só Picos. Picos não é um município fechado é um município sede. Não podemos trabalhar mais só por Picos, mas também por todos os municípios da Macrorregião. E isso é a função da Policlínica”, pontuou a Diretora.
Ainda conforme ela, há mais de um mês representantes da Universidade Federal do Piauí tem se reunido periodicamente com o grupo da ONG Pró-Brasil para discutir a possibilidade de abertura da Policlínica. A instituição e a ONG vão fechar uma parceria para realização de atividades que possam ser desenvolvidas pela UFPI, em curto prazo, dentro da PEP. Uma comissão formada por Professoras Mestras e Doutoras está encarregada da elaboração do projeto.
“Quem não conhece o projeto da Policlínica, quem não conhece o projeto do Hospital eu fiz um convite ao deputado Federal Assis Carvalho, não por conta da posição dele de deputado, mas porque a Policlínica e o Hospital foram gestados na época do Governo de Wellington Dias e Assis Carvalho era o secretário de Saúde. Queremos que ele venha dizer pra gente o que foi feito e porque não se concretizou ainda. Vai ser hoje (18), as 18h00min no Auditório Novo da UFPI, toda sociedade está convidada para essa palestra não é uma mesa redonda. Mas nós poderemos fazer questionamentos, fazer perguntas, tirar dúvidas e dar sugestões”, convida Alveni Barros.
Fonte: Rodeador News