A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16/07) a Operação Alcateia na intenção de prender acusados de participação em assaltos a bancos. Pelo menos 12 mandados de prisão devem ser cumpridos nesta operação.
Segundo a nota divulgada pela Polícia Civil, a operação que é realizada através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado e o Núcleo de Inteligência, teve seu estopim no roubo a caixas eletrônicos localizados na sede do IPMT no início do ano. Com as investigações, a polícia chegou a um grupo especializado nas saidinhas de banco.
Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da 7ª Vara Criminal, Almir Abib Tajra. Ao todo foram 12 mandados de prisão e mais 12 de busca e apreensão. A operação tem apoio da Polícia Militar do Maranhão e ainda das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE).
O programa Bom Dia Meio Norte mostrou as primeiras imagens da prisão dos acusados e do momento da chegada à sede da Acadepol, onde logo mais acontecerá uma coletiva sobre o caso.Â
Até às 7h20, dez pessoas já tinham sido presas. Muitos dos acusados já tinham envolvimento em outros crimes. Os bandidos atuavam principalmente nas cidades de Timon, Teresina e em José de Freitas.
Um dos acusados foi preso em uma residência no conjunto Nova Teresina, quadra 12, casa 24. Uma casa de padrão acima das demais residências do conjunto.
Em entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, o secretário de segurança Robert Rios confirmou que muitas horas de gravações interceptadas pela polícia com autorização da justiça comprovam o envolvimento da quadrilha no crime conhecido como a "saidinha de banco" e arrombamentos a terminais eletrônicos.
"Vamos disponibilizar muitas destas gravações para a imprensa e para a sociedade justamente para mostrar como agia este grupo", informou Robert Rios.
A Polícia Militar do Maranhão deu apoio ao cumprimento de mandados nesta operação, já que alguns dos alvos estavam na cidade de Timon-MA.
Em nota, a polícia deu detalhes da operação:
NOTA À IMPRENSA
A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, através do GRUPO DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – GRECO e do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA – NI, deflagrou, às 06 (seis) horas de hoje (16.07.13), a OPERAÇÃO “ALCATÉIA”, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação em Teresina-PI, José de Freitas-PI e Timon-MA.
No início deste ano ocorreu um roubo a caixas eletrônicos localizados no IPMT em Teresina – PI. A partir daí foram iniciadas investigações que terminaram na descoberta de um grupo criminoso responsável por diversos outros roubos, principalmente “saidinhas bancárias”.
Visando combater esta organização criminosa com atuação em Timon-MA, José Freitas – PI e Teresina – PI, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO desencadeou a operação ALCATÉIA, que faz alusão ao sentido figurado do termo, que significa quadrilha formada por ladrões/malfeitores.
Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados pelo GRECO e deferidos pelo JUÍZ DA 7ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TERESINA-PI, Dr. Almir Abib Tajra Filho, 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 12 (doze) mandados de busca e apreensão, cumpridos por aproximadamente 100 (cem) policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ E DO MARANHÃO, POLICIA MILITAR DO PIAUI, além do apoio operacional do Suporte de Operações Especiais – SOE, DEPRE, Delegacia Regional de Floriano – PI, e da RONE - Rondas Ostensivas de Natureza Especial).
Por fim, informo que será concedida entrevista coletiva, às 11h, a ser realizada na sede da ACADEPOL, com a presença do Delegado Geral e dos Delegados do GRECO responsáveis pelas investigações.
Del. MENANDRO PEDRO LOPES DA LUZ
Presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado - GRECO
Fonte: 180graus