Foi anunciado pelo delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, que Picos terá um Núcleo de Investigação de Tráfico de Drogas e Homicídios, que investigará exatamente estes dois tipos de crimes. Quem estará a frente deste núcleo investigativo será o atual delegado regional, Danúbio Dias da Silva.
Segundo o delegado, este projeto está em andamento, mas antes do mesmo ser colocado em prática, a polícia está fazendo levantamentos da real estrutura da polícia em Picos, bem como das condições de trabalho. “Após nós termos conhecimento destas duas coisas é que a gente vai passar, de fato, a pôr em execução esse núcleo apresentado pelo delegado James”, disse Danúbio.
O delegado regional ressaltou que a criminalidade é algo complexo, já que cada crime possui sua realidade e suas especificidades. Com isso a polícia não pode prevê se a atuação deste núcleo dará agilidade à polícia na resolutividade dos casos investigados. Danúbio afirmou que a Delegacia Regional ainda possui muitos problemas, principalmente administrativos, já que o delegado regional é o responsável pelos assuntos administrativos como escalas de plantão: “por conta desse movimento “Polícia Legal” eu encontrei muitos inquéritos parados e estes inquéritos, por estarem submetidos a um prazo judicial eles precisam ser priorizados, mas vamos aguardar a nomeação dos escrivães e agentes, só assim, com um número exato de servidores é que poderemos ter uma noção da lotação de cada um”.
Danúbio disse ainda que é preciso lidar ainda com o fato de que nem todo agente possui vocação para a investigação, já que o faro investigativo é algo natural  e vocacional, por isso, será preciso identificar quais agentes possuem esta vocação e assim, convidá-lo (a) para participar deste projeto.
Â
Fonte: Folha Atual