Matéria / Esportes

Piauí aplica 4 a 0 no Picos e coloca uma mão na taça do Piauiense Sub-19

21/07/2013 | Edivan Araújo
/

O Piauí Esporte Clube confirmou sua condição de ‘favorito’ na primeira partida da final do Campeonato Piauiense Sub-19 e goleou o Picos por 4 a 0 nesta tarde de sábado (20), no campo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Zona Sul de Teresina.

A equipe da capital mostrou absurda superioridade no primeiro tempo e concretizou o resultado no princípio da segunda etapa. Equipe que vinha em plena evolução, o Picos se mostrou perdido em campo e sem eficiência ofensiva alguma, provavelmente pela ausência de seus dois atacantes titulares, Levi e Breno.

As duas equipes já estão classificadas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, além desta vaga, o campeão também ingressa na Copa Norte Sub-20.

A Crônica

Um início equilibrado destoou do restante de jogo, as duas equipes pareciam motivadas e começaram a partida com tudo, a primeira boa chance surgiu quando uma bola ‘perdida’ após disputa na meia lua da grande área da SEP sobrou para o meio-campista Dindê, do Piauí. O camisa 7 se viu cara a cara com o goleiro Allan e tentou tirar de seu alcance, nada feito, Allan fez boa defesa e o treinador do PEC, Augusto Melo se viu furioso com a oportunidade desperdiçada.

O Picos respondeu com uma finalização que literalmente tirou tinta da meta de Joel. O veloz meio-campista Zezinho recebeu bom passe em profundidade e não pestanejou, soltou um chute cruzado de esquerda, a bola estava fora do alcance de Joel que viu a sorte lhe ajudar e a bola sair raspando a trave esquerda de seu gol.

A partida começa a mudar seu rumo a partir do momento em que três atletas do Picos recebem cartões amarelos após duras faltas, em sua maioria no meio de campo. As infrações aconteceram praticamente em sequência a cerca de 15 minutos do primeiro tempo.
Um primeiro presságio é visto quando após boa cobrança de escanteio de Dindê encontra o zagueiro Lucas Souza que subiu bem e cabeceou firme, praticamente a queima roupa Allan salva mais uma vez.

No lance seguinte, outro tiro de canto, novamente Dindê cobra com maestria e a bola vai de encontro ao centroavante Silas, ele testa firme pra baixo e abre o placar para o Piauí, sem chances para Allan, 1 a 0.

O Piauí começa a tomar conta das principais ações no jogo, a bola é frequentemente trabalhada na intermediária da SEP. Novamente um escanteio em favor do Piauí aparece, na bola Dindê, ele bate bem, dessa vez na primeira trave, o zagueiro Lucas Souza que já havia quase marcado o seu nessa oportunidade não desperdiça e cabeceia livre, Allan se vê impotente na situação e o segundo tento sai para o PEC, 2 a 0.

A ausência da dupla ofensiva Breno e Levi parece fazer muita falta e o rápido atacante Barreirinha entra ainda no primeiro tempo, numa tentativa de mudar o cenário do jogo, porém, os primeiros 45 minutos são encerrados sem maiores mudanças.

(Foto: Taynan Cristófani - Silas (9) fez a diferença novamente)

Fato é que a segunda etapa também não se importa em mudar nada, aos 2 minutos e após dar duas assistências, Dindê faz o seu após um rebote de bola alçada na área, ainda no ar o meio-campista acerta um belíssimo voleio no ângulo direito de Allan, 3 a 0 e mais um balde de água fria nas pretensões da SEP.


Três minutos depois, exatamente aos 5, Edésio recebe bola em profundidade pelo flanco direito, não espera muito e chuta alto no canto direito da meta da SEP, Allan ainda toca na bola, mas não impede o quarto do Enxuga-Rato.

O tempo vai passando num mesmo contexto até que Dindê mais uma vez resolve colocar algum ‘tempero’ na partida. O camisa 7 foi expulso após xingar o árbitro da partida, assim, está fora da segunda partida da final.

Mesmo com um jogador a mais em campo o Picos ainda tem dificuldades para marcar, o meio-campista Neto trata de armar boas jogadas, mas as finalizações são sofríveis, o nervosismo na hora de definir é evidente.

O jogo segue e o camisa 10 do Piauí, Maradona desperdiça duas chances claríssimas de ampliar ainda mais a vantagem. A primeira num rebote debaixo do gol e mesmo com o goleiro Allan vencido, chuta por cima. Na segunda recebe bom passe de Silas e na saída do goleiro finaliza na trave, não era o dia do armador.


Nos minutos finais mais uma expulsão na equipe do Piauí traz outro desfalque importante para a segunda partida final. O zagueiro Francisco Lucas é mandado para fora após acertar o veloz Zezinho no ar.

A partida é encerrada aos 49 minutos com o placar de 4 a 0 para o Piauí. O Enxuga-Rato ainda conta com a vantagem do empate para levar o título e o cenário é extremamente favorável. Cabe ao Picos e sua comissão técnica buscarem uma reviravolta após a goleada sofrida neste sábado.

Segunda Partida

A Federação de Futebol do Piauí confirmou a segunda partida válida pela final do Campeonato Piaiuense Sub-19 na cidade de Altos, no Estádio Felipe Raulino (Felipão), no próximo sábado (27) às 16 horas.

Fonte: Portal Az

Facebook