Matéria / Esportes

Atlético-MG vence nos pênaltis e vira campeão da Taça Libertadores 2013

25/07/2013 | Edivan Araújo
/

ATLÉTICO-MG CAMPEÃO DA LIBERTADORES
Com a superação que marcou a equipe na fase final, a força de mais de 60 mil torcedores e muita emoção, o Atlético-MG conquistou, na noite desta quarta-feira, seu primeiro título da Copa Libertadores.

Derrotado no jogo de ida, o time fez 2 a 0 no tempo normal e passou pela prorrogação antes de, nos pênaltis, levar a melhor. Com vitória por 3 a 2, quebrou o jejum e levou o título continental.

Com o feito, o Atlético-MG quebra um jejum de conquistas de alta relevância que durava 42 anos – a última havia sido o Brasileiro de 1971.

O time conquistou a Copa Conmebol em 1992 e 1997, mas sequer havia chegado a uma decisão de Copa Libertadores.

cap.jpg

Além disso, quebra também a pecha de “vice” que o técnico Cuca carrega há alguns anos, por conta dos títulos perdidos – com o clube alvinegro, por exemplo, foi 2º colocado na última edição do Brasileiro.

A vitória impede que o Olimpia amplie sua força continental. O time paraguaio soma três títulos, conquistados em 1979, 1990 e 2002. Depois de vencer por 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco, esteve próximo de confirmar o tetra – uma derrota por 1 a 0 seria suficiente -, mas teve Manzur expulso no final do jogo, levou o segundo gol de Leonardo Silva e sofreu para passar pela prorrogação. Nos pênaltis, não resistiu e acabou derrotado.

INTER VENCE O SÃO PAULO
Foi uma noite rotineira no Estádio do Morumbi na triste fase do time da casa: o São Paulo atuou mal demais, saiu derrotado pela oitava vez seguida e revoltou os poucos torcedores que enfrentaram frio e chuva para ver o jogo. Só mudou o algoz, que nesta quarta-feira foi o Internacional, com vitória por 1 a 0. A equipe gaúcha tem mostrado um futebol de qualidade, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com uma partida a mais e ainda tem reforços de peso para estrear em breve (Alex e Scocco).

Há onze jogos sem vencer e afundado em crise histórica, o São Paulo não tem mostrado qualquer evolução em campo ou fora dele. Por isso segue parado com oito pontos no Brasileiro, mesmo com dois duelos a mais que a maioria dos times - a partida desta quarta-feira foi adiantada por causa da participação tricolor em torneio amistoso na Europa e na Copa Suruga. Para piorar, os são-paulinos ainda terão um clássico pela frente contra o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, no próximo domingo. Já o Inter, agora com 18 pontos, pegará o Náutico fora de casa na próxima rodada.

SANTOS BATE O CRAC
Com um time repleto de reservas, o Santos fez sua parte nesta quarta-feira fora de casa, derrotou o Crac por 2 a 0, no Estádio Gervino Evangelino da Fonseca, em Catalão (GO), e se classificou às oitavas de final da Copa do Brasil.

Como o duelo de ida ficou em empate por 1 a 1, na Vila Belmiro, qualquer um dos times que vencesse o duelo ficaria com a vaga na próxima fase da competição nacional. Foi o caso do Santos, vencedor por dois gols no confronto.

BOTAFOGO VENCE FIGUEIRENSE
O Botafogo precisou dos pênaltis para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, a equipe foi até Santa Catarina e perdeu do Figueirense no tempo normal por 1 a 0, mas ganhou na disputa de penalidades máximas por 5 a 4 para avançar de fase na competição nacional, com duas grandes defesas de Jefferson nos pênaltis..

Com o resultado, o Botafogo agora aguarda o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quem será seu próximo adversário no torneio nacional. O sorteio está marcado para o dia 6 de agosto. Fonte: 180graus

Facebook