O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 já foi iniciado em 90,3% das escolas públicas estaduais do Piauí e concluído em 37,7%, segundo levantamento realizado nesta sexta-feira (26), pelo setor de Estatística da Secretaria de Estado da Educação e Cultura - Seduc. Os dados do Censo servem como base para muitas políticas do Ministério da Educação, sendo vitais para o funcionamento da maioria das escolas públicas.
Nesse momento estão sendo coletadas informações detalhadas sobre cada estudante, professor, turma das escolas públicas e privadas do Piauí. O Censo Escolar abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica. O prazo para conclusão das informações vai até o dia 31 de julho. As informações prestadas, no entanto, devem se referir à data base de 25 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.
“Estamos preocupados apenas com as escolas municipais e particulares que estão com baixo índice de preenchimento do Censo”, afirma Paulo Jales, gerente da coordenadoria de Estatística da Seduc. “Quase a totalidade das escolas estaduais já iniciaram o cadastro, com muitas deixando o ato de fechamento para os últimos dias, afim de garantir maior atualidade dos dados”, ressalta.
De um total de 838 escolas da rede estadual do Piauí, 757 iniciaram o preenchimento dos dados do Censo Escolar, sendo que 316 já concluíram. 86 escolas ainda não iniciaram o envio dos dados, quase todas por problemas de internet, a Seduc está em contato direto com as mesmas para solucionar a questão.
A Secretaria de Educação faz um acompanhamento direto nas escolas, através de supervisores regionais que dão o suporte técnico e trazem os problemas que porventura surjam, como falta de internet, computador, telefone ou até de empenho de alguma escola, contando com o apoio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Esses dados servirão de base para todas as políticas do Ministério da Educação voltadas a essa etapa de ensino – como distribuição de livro didático, merenda escolar, transporte – além de serem determinantes para calcular os recursos a serem repassados a estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
Fonte: Com informações da Assessoria