Matéria / Cidades

Piauí possui 25 municípios com risco de sofrerem algum desastre natural

02/08/2013 | Edivan Araújo
/

O estado do Piauí possui 25 municípios vulneráveis a desastres naturais. É o que aponta um mapeamento divulgado nesta quinta-feira (01/08) pela Confederação Nacional dos Municípios, com base no relatório do Observatório das Chuvas, do governo Federal. A vulnerabilidade é avaliada no ponto de vista do meio físico, pelos parâmetros números de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada.
O levantamento ainda não foi concluído, mas entre as informações coletadas está sob o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. 

Chuvas, enchentes, enxurradas e desmoronamentos são alguns fenômenos que impactam vários municípios em todo Brasil, todos os anos. Segundo o levantamento, mais de mil municípios estão nesta situação e, no Piauí, somente a capital, Teresina, possui 38 pontos considerados de risco, podendo atingir 23.716 pessoas e afetar 5.995 moradias.

Esperantina também entra na lista, com a existência de pelo menos quatro setores de risco, que podem afetar 1.051 moradias e prejudicar 4.204 pessoas. Nesse caso, as ações estruturantes indicadas para solucionar o problema é contenção de cheias no rio Longá com a construção de barragem de terra, dique, canal extravasor, construção de pontes.

O órgão responsável é o Ministério da Integração Nacional que deve investir R$ 2. 894.104, 47 para solucionar o problema. A liberação dos recursos e dados sobre execução da obra não foram informados. São os municípios de Teresina, Barras, Campo Maior , Esperantina, Parnaíba, Piaracuruca, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Miguel Alves, Ilha Grande, Cocal, Castelo do Piauí, Alto Longá, Cajueiro da Praia, São José do Divino, Caxingó, Batalha, Uruçuí, Boqueirão do Piauí, Porto, União, Floriano, Santa Cruz dos Milagres, Matias Olímpio e Palmeirais.


Fonte: Com informações Jornal Meio Norte

Facebook