Matéria / Cidades

II Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial é realizada em Picos

10/08/2013 | Edivan Araújo
/

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo- Por um Piauí afirmativo”, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) juntamente com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Picos estão realizando durante todo o dia de hoje (10), a II Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial.

O evento está sendo realizado no auditório da Escola Normal Oficial de Picos (ENOP). A solenidade de abertura teve início às 9h e contou com a participação de representantes de entidades e do poder público dos municípios da região de Picos. Estudantes, professores e autoridades políticas também estão participando da Conferência, como também o secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes que fez a abertura da Conferencia.

Segundo o coordenador da Comissão Organizadora do evento, Paulo Mafra, a proposta da Conferencia é discutir e propor novas políticas para a igualdade ser efetivada na região.

“Aqui estão participando população cigana, quilombola, movimento negro, terrero de umbanda e comunidades tradicionais que convivem com essa discussão do cotidiano e agora estão tendo o momento de propor um documento, que vai para o estado e será discutido e depois será levado a Brasília”, conta Mafra.

Segundo Mafra, existem vários reclamações dos movimentos sociais e os problemas existem há muito tempo. “A sociedade tem que falar o que quer e nós vamos correr atrás para que esse documento seja produzido para

chegar a um nível estadual e posteriormente nacional”, fala.

De acordo com Francisco Guedes, a Conferência é fundamental para o dialogo e as propostas aos movimentos sociais. Segundo ele, com base no que for definido nas Conferencia estaduais e nacionais o governo define as políticas publicas da igualdade racial.

No início do evento os participantes prestigiaram uma apresentação cultural realizada pelo grupo quilombola de Paquetá do Piauí.

Fonte: Ascom

Facebook