Matéria / Geral

Diário Oficial publica reconhecimento do PI como área livre da febre aftosa

21/08/2013 | Edivan Araújo
/

Nesta terça-feira (20) foi publicado no Diário Oficial da União que o Piauí é território livre da febre aftosa. De acordo com José Antônio Filho, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), para chegar a essa meta foram necessários 10 anos de trabalho.

“Desde 2003 que estamos trabalhando para atingirmos esse objetivo e agora finalmente depois de muito esforço conseguimos. Mais de 90% do rebanho do estado foi vacinado e o Piauí está livre da febre aftosa pela primeira vez na história”, disse.

Para José Antônio, alguns requisitos do Ministério da Agricultura tiveram que ser atendidos para se chegar a meta. “No início da vacinação os criadores tiveram um pouco de resistência, mas depois acostumaram com o processo. Tivemos a criação da Agência de Defesa Agropecuária, a efetivação de mais de 600 funcionários através de concurso público, além de duas etapas de vacinação” explicou.

Ainda segundo o presidente da Adapi, com a meta alcançada o rebanho será mais valorizado. “Nós estávamos ilhados, não podíamos levar nosso rebanho para lugar nenhum, mas agora é tudo muito diferente, seremos mais valorizados com um rebanho de qualidade. No mês de maio do próximo ano receberemos o reconhecimento internacional, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados”, contou Antônio Filho.

Nos dias último fim de semana o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, anunciou que mais oito estados brasileiros, nas regiões Norte e Nordeste, serão reconhecidos como áreas livres de febre aftosa dentre eles o Piauí.

Febre Aftosa
A febre aftosa  é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente, bovinos, bubalinos e suínos. A doença não atinge cavalos nem seres humanos. Os registros de casos da doença geram prejuízos econômicos ao país por dificultarem a exportação de carne e por provocarem perdas na eficiência produtiva.

Fonte: G1 Piauí

Facebook