Encontros serão realizados com regularidade para atender as demandas apontadas.
Realizada no final da tarde desta quarta-feira, 21, a segunda reunião do ano entre a secretária municipal de saúde, Ana Eulálio, presidentes de associações de moradores, vereador Wellington Dantas e a presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) Claudia Mônica. A reunião aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA e teve como finalidade discutir os problemas relacionados aos respectivos bairros.Â
Na oportunidade, líderes comunitários dos bairros Morada do Sol, bairro Paroquial, São Jose, Junco I e II, Bugi dos Almondes, Pedrinhas, Samambaia, Canto da Várzea, Passagem das Pedras, dentre outros apresentaram as principais demandas de suas comunidades. O encontro foi marcado pela Federação das Associações de Moradores e vereador Wellington Dantas.
De acordo com o vereador, o objetivo da reunião foi fazer um levantamento, um balanço nesse período de seis meses do que foi resolvido ou não, a partir das demandas colocadas e do que ainda precisa ser feito para melhorar para as comunidades.
“Esse encontro foi proposto pelo nosso gabinete em parceria com a FAMCC, nós tivemos a primeira reunião com a Dr. Ana no mês de fevereiro e nessa reunião agente ilustrou algumas demandas da comunidade, e ficou proposto outro encontro no mês de agosto pra agente discutir se aquilo que agente encaminhou foi de fato dado encaminhamento para solução e o que não foi resolvido ainda e o que se tem para resolver”, ressaltou Wellington Dantas.
Ana Eulálio solicitou compreensão e apoio por parte dos presidentes para que o órgão possa atender as necessidades de cada bairro, conforme planejamento e recursos disponíveis para o ano de 2013.
“A secretaria de saúde desde fevereiro quando nós tivemos essa reunião com as associações, Â nós nos colocamos abertos a receber queixas, a receber reivindicações e reclamações que eram direcionar as ações e as intervenções da Secretária Municipal de Saúde. De fevereiro ate a presente data muitas reclamações nós tivemos a oportunidade, a possibilidade de atender, outras foram atendidas parcialmente e outras ainda não tivemos condições de resolver da maneira mais adequada possível.
Segundo a secretária de saúde de Picos, as grandes questões estão baseadas em um levantamento feito e inseridos em 3 grandes pontos: A questão do suprimento de medicamentos, da infraestrutura dos serviços de saúde das unidades básicas e por fim a questão relacionada aos atendimentos  a serem prestados a população, no tocante ao cumprimento da carga horária pelos os funcionários que trabalham nas equipes de Estratégia de Saúde da Família.
“Algumas questões já tem o franco encaminhamento deles, seria impossível resolvermos e equacionarmos todos os problemas, principalmente problemas que requerem investimentos financeiros e o município tem suas limitações e a secretaria tem suas limitações, então nós não tivemos efetivamente condições de resolver todas, mas temos tido a disponibilidade, a boa vontade e a priorização em relação aquelas questões que são relevantes e que precisam ser observadas, frisou Ana Eulálio.
NOVOS PROJETOS
Ela comentou ainda sobre projetos como os investimentos nas unidades de saúde já existentes e a construção de novas Unidades Básicas.
Fonte:Ascom