Mais segurança e sinalização no trânsito. Esse foi o motivo que levou para as ruas na manhã deste sábado (24) mais de três centenas de moradores da cidade de Santo Antônio de Lisboa, região Sul do Piauí, a 324 quilômetros de Teresina.
Moradores e representantes do poder público da cidade bloquearam por algumas horas a BR-020 na altura do quilômetro 385, como forma de protesto pelas mortes provocadas por acidentes de trânsito no trecho. Os moradores da cidade reclamam a instalação de redutores de velocidade e melhoria da sinalização.
Os pedidos surgem uma semana após a morte de José Anailton Rodrigues, 52 anos, ocorrida após colisão entre o veículo que ele conduzia – uma picape movida a gás – e um caminhão Volvo. A picape explodiu com o impacto entre os dois veículos e Anailton veio a óbito no local.
Sete dias após colisão e a morte de José Anailton, o trecho apelidado pelos moradores de “curva da morte” fez mais uma vítima na noite deste sábado, apenas algumas horas após a manifestação que pedia mais segurança e sinalização na área.
O veículo Gol, placa NIB-0695, de Picos, colidiu frontalmente com uma carreta. O condutor Valdimiro Batista faleceu no local. Outros três passageiros que estavam no carro foram levados para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, em estado grave.
Segundo testemunhas, o condutor da carreta teria invadido a contramão e provocado o acidente, fugindo em seguida sem prestar socorro às vítimas.
A carreta Iveco foi encontrada abandonada alguns quilômetros à frente. O motorista está desaparecido.
TRAGÉDIA FAMILIAR
Valdivino tinha 51 anos de idade e era funcionário da Agespisa. Ele retornava de Teresina, onde havia participado da festa de formatura de um dos filhos. O deslocamento à Santo Antonio foi para deixar a sogra que residia na cidade.
Os outros feridos no acidente foram a esposa, sobrinha e sogra. As duas primeiras foram encaminhadas para Teresina em estado grave. A sogra foi encaminhada ao Pronto Socorro do HRJL onde passa por cirurgia.
Foto: Enio Rudney/Riachaonet