O delegado Geral do Piauí, James Guerra (foto ao lado), admitiu na manhã desta segunda-feira (26) que a estrutura prisional do estado não acompanha a atuação dos policiais militares e civis. Segundo ele a implantação do Ronda Cidadão e o aumento da realização de operações realizadas pela Polícia Civil fez crescer a quantidade de pessoas detidas.
Mesmo com o aumento de presos, o estado não criou estrutura física para abrigar os detidos. “Embora não tenha avanço estrutural por parte de presídios foi decido que fecharíamos o recebimento de presos, hoje só em cinco delegacias acomoda os presos”, afirmou o delegado durante entrevista concedida ao programa Notícia da Manhã.
James Guerra afirmou que a secretaria de Segurança do estado, junto com ele, estão estudando medidas para melhorar a situação, mas ressaltou que a priori a circunstância deve permanecer. Ele disse ainda que os presos detidos no último final de semana no município de Água Branca (a 98 quilômetros de Teresina), suspeitos de ter envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), serão transferidos para a penitenciária localizada na cidade de Floriano (a 244 quilômetros de Teresina).
Fonte: Portal AzÂ