Matéria / Polícia

Operação Fausto prendeu quadrilha de roubo a carros; quatro são do PI

03/09/2013 | Edivan Araújo
/

Treze pessoas foram presas no Distrito Federal, Goiás e Piauí suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubos, furtos e adulteração de sinais identificadores de carros. As investigações duraram dez meses e foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, que deflagrou a operação, batizada de Fausto, na semana passada.

Os agentes recuperaram 29 automóveis seminovos roubados na capital do país. Os carros estavam em Baixa Grande do Ribeiro, a 600 Km de Teresina, e em Bertolínia, a 386 Km da capital piauiense, ambas no Sul do Piauí. Eles devem chegar a Brasília em dois caminhões-cegonha. Dos 13 suspeitos, nove são do DF. Cinco estão foragidos, dos quais dois ainda não foram identificados.

Os veículos eram adulterados no Distrito Federal e encaminhados para o Piauí. Lá, receptores vendiam os carros e recebiam comissões do chefe da quadrilha. Os valores dos veículos variavam entre R$ 12 mil e R$ 25 mil. Todos os veículos tinham a documentação adulterada (números de chassi, documentos, placas clonadas, vidros e motores).

De acordo com o delegado-chefe de Roubo e Furtos de Veículos, José Eduardo Galvão, nove eram do DF ou entorno e quatro do Piauí. "Com a prisão dos criminosos, conseguimos recuperar 29 veículos que serão devolvidos aos seus respectivos proprietários".

O delegado disse ainda que o modelo preferido da quadrilha eram Fiat Strada. A quadrilha conseguia roubar de dois a três veículos do modelo por semana em Brasília, segundo o delegado. Segundo ele, será identificada a real origem dos veículos, que serão devolvidos aos donos.

carros-620.jpg
Carros apreendidos no Piauí durante operação que resultou na prisão de 13 pessoas por furto e roubo de veículos (Foto: Lucas Salomão - G1 Distrito federal)

A INVESTIGAÇÃO
As investigações, denominadas Operação Fausto, duraram cerca de 10 meses e apontam que a quadrilha, liderada por Damião Torres de Leita, atuava há pelo menos um ano com o roubo de veículos, em sua maioria, modelo Fiat Strada, que eram comercializados em Baixa Grande do Ribeiro e Bertolinia. "Era muito fácil vender os carros nesses locais. Além dos compradores acreditarem que os documentos eram legais, os receptadores moravam no Piauí, o que aumentava a confiança de quem queria fechar o negócio".

De acordo com o delegado, pelo menos dois integrantes do DF participavam dos roubos e furtos, enquanto o restante da quadrilha local atuava com a adulteração dos sinais identificadores do carro, como placas e chassis, e também na confecção de documentos falsos e transporte dos veículos até o destino final.

Quadrilha V.jpg
Dos 13 presos, nove são do DF ou Entorno e quatro do Piauí (Foto: Hmenon Oliveira - Agência Brasília)

NOME DOS PRESOS
Os integrantes da quadrilha foram presos entre os dias 26 e 28 de agosto, nas cidade de Luziânia (GO), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Bertolina (PI) e Taguatinga (DF).

No DF e Entorno, foram presos Damião Torres Leita (Cata Boa); Henrique de Sousa de Figueiredo; José Carlos Teixeira; Lazaro Glenio Pereira Alves; Francimá Fernandes França; Marcos Vinícius Silva dos Santos (conhecido como Coelho). Além disso, estão na lista Adriane de Sousa Santos (presa e liberada porque era apenas usuária da conta bancária da quadrilha); Carlos Henrique Martins Pinheiro (tido como Carlinhos); e Kaique Canuto Lacerda. Nas cidades do Piauí, foram detidos os receptadores de veículos Júlio César Pereira de Sousa; Joselito Alves de Melo (apelidado de "Doido"); Arenaldo Joaquim Sousa;e Anailton Carlos Cavalcante de Carvalho.

Fonte: Com informações do G1 Distrito federal e R7 Distrito federal

Facebook