Matéria / Geral

Apagão: após incêndio, linhas de transmissão terão reforço na regurança

04/09/2013 | Edivan Araújo
/

Hermes Chipp, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), disse que o governo criará faixas de proteção em áreas próximas por onde passam as linhas de transmissão. O objetivo, segundo ele, é evitar que queimadas derrubem o fornecimento de energia elétrica, como ocorreu na semana passada atingindo estados do Nordeste, após uma queimada no município piauiense de Canto do Buriti.

Além disso, Hermes Chipp lembrou que amanhã vai propor ao governo, durante a reunião do Comitê de Monitoramento, o acionamento das térmicas, já que os reservatórios das usinas hidrelétricas no Nordeste se encontram em nível baixo — de 37%.

 

— Será colocado amanhã para o Comitê de Monitoramento outras alternativas com base em segurança elétrica. Então, existe a possibilidade de adicionar mais térmicas, ainda mais quando há um blecaute. O período de agosto a setembro são os períodos típicos de maior Intensidade de queimada. Toda a reunião a gente faz a proposta com as alternativas — disse Hermes Chipp.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que vai analisar amanhã se será necessário acionar novas térmicas na região.

— Vamos analisar isso amanhã. Estamos acompanhando isso (a situação no Nordeste) com todo o cuidado há muito tempo. Já desligamos algumas térmicas. Eu já havia dito (em reuniões anteriores) que se fosse necessário mais tarde religar alguma térmica, nós o faríamos. Se for necessário, vamos fazer isso depois de analisar no Comitê — afirmou Lobão.

 

Fonte: O Globo

Facebook