Matéria / Cidades

Secretaria de saúde de Picos realiza oficina sobre o câncer de colo do útero

05/09/2013 | Edivan Araújo
/

A Coordenação Municipal de Saúde da Mulher, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Picos Hotel, a Primeira Oficina em Coleta Citopatológica e Protocolo de Tratamento e da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo do Útero, que teve como tema “A Cura é Possível, Prevenir é o Melhor Remédio!”. O evento teve inicio com o hino oficial de Picos executado pelos violonistas da Casa da Cultura.

Participaram do evento enfermeiros, coordenadores, técnicos e médicos do programa de saúde da família, além do prefeito Drº Kleber Eulálio e a secretaria municipal de saúde, Drª Ana Eulálio. Como forma de aprofundar conhecimentos acerca do tema, a programação incluiu a realização de Palestras, Mesa Redonda e Atividades Práticas realizadas na Clinica integrada da Mulher – CLISAM.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Drª Ana Eulálio, uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Picos é garantir a qualidade na prestação de serviço e para isso faz-se necessário investir na qualificação dos profissionais.

“Especificamente esta oficina para nós é da maior importância, principalmente considerando os elevados índices de incidência de câncer de colo do útero e câncer de mama, essa oficina vem qualificar os profissionais que estão na atenção básica e na atenção especializada a mulher no sentido de habilidades para coleta do material a ser encaminhado para exame, como uma das estratégicas de identificação e diagnóstico precoce da doença”, friso Secretaria Municipal de Saúde, Drª Ana Eulálio.

Para a Coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Elvira Marques da Luz Dias, falar sobre o Câncer de colo do útero é de suma importância, já que é o segundo tumor mais freqüente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama.

“Aqui em Picos entre os anos de 2009 e 2013 nós tivemos a incidência de 10 casos registrados de Câncer de colo do útero, e isso é um problema de saúde publica em que os profissionais devem estar refletindo sobre sua contribuição, sobre suas atribuições para que essa incidência venha a diminuir”, ressaltou Coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Enfermeira Elvira Marques.

Para a enfermeira Serinele Santos da Unidade de Saúde Básica Belinha Nunes, é de extrema importância estar participando de um evento desta natureza. “Eu acho louvável a secretaria municipal de saúde está promovendo um evento como esse, porque nós como profissionais de enfermagem estamos diretamente relacionados com a prevenção do câncer de colo do útero e somos nós que fazemos a coleta de exame, então esta oficina serve para sanar algumas dúvidas e estar trazendo novidades para que possamos estar ofertando para essas mulheres uma assistência de melhor qualidade ainda do que a que nós já prestamos”.

Ascom SMS

Facebook