Por Romário Mendes
Com a participação de dezenas de mototaxistas, o Sindicato dos Mototaxistas de Picos (Sindimotapi) inaugurou na tarde desta quarta-feira (4), a sede do sindicato, localizada na Rua Benedito Portela, (na subida da Jota Construções), no bairro Canto da Várzea em Picos.
Após realizar todo o processo de regularização e captação de associados, na tarde de hoje, o sindicato também foi oficialmente lançado aos mototaxistas. No momento, 171 mototaxistas já se filiaram ao sindicato.
Segundo o presidente do Sindimotapi, Everaldo Barros da Silva, o sindicato irá oferecer uma boa estrutura aos mototaxistas. “Estamos com uma boa estrutura na sede e com um colete padronizado oficial, que não tem como falsificar”, conta.
No momento, a sede irá funcionar no horário de 8h da manhã até 11h, porém o presidente assegura que mais adiante o local irá funcionar o dia todo. “Mais na frente iremos colocar uma pessoa o dia todo aqui na sede para funcionar de 8h até meio-dia e das 14h às 17h”, completou.
Os mototaxistas que queiram sindicalizar ao sindicato terão que disponibilizar da seguinte documentação: duas cópias do RG, duas cópias do CPF, duas cópias do documento do veiculo, duas cópias do alvará e o certificado do curso de especialização do serviço de mototaxista e certidão negativa do cartório.
Assessoria Jurídica
Mostrando estar preparado, o Sindimotapi conta também com uma assessoria jurídica para defendê-los juridicamente.
O advogado Gleuton Portela é o responsável pelo setor. Ele informa que o surgimento do sindicato foi em virtude da carência de um órgão para defender a classe.
Segundo ele, a assessoria tem um papel de cobrar do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) mais segurança aos mototaxistas e mais fiscalização aos mototaxistas clandestinos, como também caso mototaxista se envolva em um acidente a assessoria irá reivindicar pela indenização por danos materiais e recorrer junto ao INSS interesses da classe.
“Portanto todo esse trabalho será feito pela assessoria jurídica que vai disponibilizar aos mototaxistas, através do sindicato, ou seja, o sindicalizado vai ter um órgão que vai representa-lo e brigar pelos seus direitos”, frisou Gleuton Portela.
Parceiros
Além da assessoria jurídica, o Sindimotapi também está em parceria com os comerciantes, empresários, borracharias, duas oficinas de motocicletas e está buscando parceria com o Sebrae.
Fonte: Riachaonet
Fotos: Elton Araújo/ Agoraed.com