Matéria / Esportes

Botafogo vence Coritiba com golaço de estreante e encosta nos líderes

05/09/2013 | Edivan Araújo
/

O Botafogo voltou a vencer no Brasileiro, após dois jogos. O triunfo por 3 a 1 sobre o Coritiba, nesta quinta-feira, no Maracanã, só ocorreu graças a um estreante. Aposta do técnico Oswaldo de Oliveira, Hyuri marcou duas vezes, sendo um deles um verdadeiro golaço. Ele se livrou de três marcadores com habilidade e estufou as redes. Rafael Marques completou o placar e Alex, de pênalti, descontou. O Alvinegro, que jogou a segunda etapa com menos um, já que Renan foi expulso, pulou para 33 pontos e encostou no líder Cruzeiro, com 37.

O Botafogo entrou em campo disposto a voltar a vencer no Brasileiro após duas rodadas sem triunfos – derrota para Atlético-PR e empate com o São Paulo. O público era apenas razoável (9.682 presentes), mas o calor vindo das arquibancadas fez com que a equipe entrasse ligada desde o primeiro minuto. O Coritiba, por sua vez, não levava os três pontos há cinco confrontos e a situação estava prestes a piorar.

Ampliar

Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira 15 fotos

6 / 15
Hyuri, do Botafogo, tenta dominar a bola durante jogo contra o Cotiriba no MaracanãDivulgação/Vitor Silva/SSPress

Isso porque o Botafogo passou a dominar as ações e o primeiro gol não demorou a sair. Aos 13min, Rafael Marques aproveitou rebote em chute de Elias e estufou a rede do Maracanã, que voltou ao tradicional ‘véu de noiva’: 1 a 0. O Coritiba não conseguia ficar com a posse de bola. O principal sintoma disso era a falta de destaque de Alex, líder da equipe.

Assim ficou fácil para o Botafogo ampliar o resultado ainda no primeiro tempo. E foi justamente com a aposta do técnico Oswaldo de Oliveira para substituir Vitinho, vendido ao CSKA, e Lodeiro, convocado para a seleção uruguaia. Hyuri criou grande expectativa na torcida e, ao menos no primeiro tempo, conseguiu retribuir. Além de alguns dribles, o jogador soube aproveitar o cruzamento de Rafael Marques, aos 39min, para de cabeça marcar o segundo da equipe e seu primeiro gol pelo clube: 2 a 0.

Mal voltou do intervalo e o Botafogo fez o terceiro. E novamente com Hyuri, com um golaço. O atacante invadiu a grande área e foi cercado por três marcadores. Ele se livrou com grande habilidade para finalizar com categoria aos 4min: 3 a 0. Porém, cinco minutos depois os torcedores alvinegros ficaram apreensivos.

Gil recebeu dentro da área e tocou para Marquinho fazer o gol. Porém, o árbitro Fabrício Neves Correia marcou pênalti, e ignorou a vantagem. Para piorar, ele ainda expulsou o goleiro Renan. Milton Raphael entrou na vaga de Elias e sofreu o gol. Alex converteu.

Com um a menos, o Botafogo viu uma partida até então fácil se complicar. O Coritiba cresceu no jogo e passou a dominar as ações, enquanto o Alvinegro apostava nos contra-ataques. Esgotado, Hyuri saiu aos 34min para a entrada de Octávio, da mesma posição. Gabriel também deu lugar a Lucas Zen.

Aos 36min, a torcida do Botafogo teve certo alívio. Maycon fez falta dura em Marcelo Mattos e foi expulso. "Fogo eu te amo" e "Ninguém Cala" foram cantados de pumão cheio. Era o Alvinegro reencontrando a vitória após duas rodadas. Com 33 pontos, o time de Geberal Severiano pulou para a 3ª colocação com a mesma pontuação do Atlético-PR. "Eu acredito". Assim, o torcedor deixou o Maracanã de volta pra casa.

Fonte: Uol Esportes

Facebook