Por Romário Mendes
Uma alteração no sistema dos testes de aprovação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), prejudicou centenas de alunos de autoescolas na manhã desta quarta-feira (11). Ao chegarem a Avenida Severo Eulálio para fazerem a tão sonhada baliza e enfim retirar sua carteira de habilitação os alunos foram surpreendidos com a mudança repentina do órgão.
Porém, os proprietários de autoescolas não foram avisados com antecedência sobre a alteração e o número de alunos agendados para realizarem os testes nesta quarta foi reduzido, causando trastorno e tumulto no local, uma vez que várias pessoas ficaram sem fazer o teste.
Segundo o proprietário da Autoescola Picoense, o professor Manoel, a mudança prejudicou os alunos.
“O Detran deveria ter nos avisado com antecedência e o prejudicado não foi a autoescola e sim os alunos. A mudança irá ajudar o sistema, mas eles não deveriam ter mudado bruscamente e sim ter dado um tempo para as pessoas se organizarem”, conta.
De acordo com o proprietário da Autoescola Anchieta, o Anchieta Cruz, 86 alunos estavam agendados a fazerem a baliza, porém, apenas ÂÂ 50 alunos estão permitidos e 36 alunos ficaram sem realizar o processo. “É complicado para nós, não vamos selecionar ninguém, por que não vou dar preferência e os alunos terão que ficar na fila para garantir seu teste”, lamenta.
O clima na Avenida é tenso. Os alunos que foram prejudicados pela mudança estão impedindo os demais a realizarem o processo. A polícia foi acionada e viaturas da Força Tática, PM e Ronda cidadão estão no local preparada para garantir que a baliza seja realizada.
Detran
Com informações do Riachaonet